Implicaciones de la Prueba Cuiabá en el proceso de evaluación de desempeño docente en el municipio de Cuiabá, MT
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1810Palabras clave:
Evaluación de Desempeño Profesional, Evaluación Institucional, Prueba CuiabáResumen
Este texto, recorte de una investigación mayor, en nivel de maestría, que está en andamiento, direcciona para las implicaciones de la Prueba Cuiabá en el proceso de avaluación de desempeño docente. Partimos de la siguiente problemática: Cómo los resultados de la Prueba Cuiabá están repercutiendo en el proceso de Avaluación de Desempeño Profesional de los profesores de la red pública municipal de Cuiabá, MT? De esta manera, objetivamos comprender y evidenciar cuál es la relación de los resultados de la Prueba Cuiabá con la Avaluación de Desempeño Profesional de los profesores da red pública municipal de Cuiabá. Mediante abordaje cualitativo, el estudio se fundamenta en el análisis de fuentes documentales constituidas por legislaciones, ordenanzas, política educacional Escuela Cuiabana, Plan Municipal de Educación, contratos y documentos orientativos, obtenidos en archivos públicos. Para aproximarnos a pesquisas que discuten el concepto de Avaluación Institucional, así como los desafíos y cuestionamientos de su implementación, realizamos una investigación de carácter bibliográfica en base a datos científicos. Inferimos que la Avaluación Institucional, Prueba Cuiabá y Avaluación de Desempeño Docente son oriundas de metas y estrategias del Plan Municipal de Educación, que buscan el aumento do IDEB. Percibimos que la Prueba Cuiabá está integralmente relacionada con la Evaluación Institucional del citado municipio, y su resultado interfiere en la avaluación académica de cada clase y, consecuentemente, a partir del año 2022, drena en la dimensión pedagógica de la Avaluación de Desempeño Profesional.
Citas
ALT, Amanda Laura Siqueira. Programa de Avaliação Institucional: o processo de transição e implementação nas escolas públicas municipais de Cuiabá. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade de Cuiabá, Cuiabá, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6756532. Acesso em: 15 mar. 2023.
BARBANT, Maria. Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental participam nesta terça-feira da Prova Cuiabá-Alfabetização. Cuiabá - Prefeitura, Cuiabá, 12 nov. 2018. Disponível em: https://www.cuiaba.mt.gov.br/secretarias/educacao/alunos-dos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental-participam-nesta-terca-feira-da-prova-cuiaba-alfabetizacao/185135. Acesso em: 10 mar. 2023.
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; NOVAES, Gláucia Franco. Avaliação institucional na educação básica: retrospectiva e questionamentos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 65, p. 314-45, maio/ago. 2016. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/3839. Acesso em: 10 abr. 2023.
BORGES, Regilson Maciel; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Experiências de avaliação institucional em universidades brasileiras: a produção científica dos anos 1990. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 29, n. 2, abr./jun. 2022. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19479/11134. Acesso em: 15 maio 2023.
BRANDÃO, Rosane. Alunos da rede municipal passam por avaliações da Prova Cuiabá e Provinha Brasil. Cuiabá - Prefeitura, Cuiabá, 4 dez. 2015. Disponível em: https://www.cuiaba.mt.gov.br/secretarias/educacao/alunos-da-rede-municipal-passam-por-avaliacoes-da-prova-cuiaba-e-provinha-brasil/12095. Acesso em: 10 mar. 2023.
CAIXETA, Sara da Silva. Unidocência: uma análise do trabalho pedagógico de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20691/1/Unidoc%C3%AAnciaAnaliseTrabalho.pdf. Acesso em: 29 set. 2022.
CUIABÁ. Secretaria Municipal de Educação. Avaliação de desempenho profissional 2022: orientações sobra a avaliação de desempenho profissional - ADP. Cuiabá, MT: SME, 2022a.
CUIABÁ. Secretaria Municipal de Educação. Contrato n. 541/2022/FUNED. Cuiabá, MT: SME, 2022b.
CUIABÁ. Portaria n. 372/2022/GS/SME, de 20 de maio de 2022. Diário Oficial Eletrônico do TCE: Cuiabá, 2022c. Disponível em: http://gazetamunicipal.cuiaba.mt.gov.br/api/api/editions/viewPdf/10067. Acesso em: 16 fev. 2023.
CUIABÁ. Portaria n. 375/2022/GS/SME, de 20 de maio de 2022. Diário Oficial Eletrônico do TCE: Cuiabá, 2022d. Disponível em: http://gazetamunicipal.cuiaba.mt.gov.br/api/api/editions/viewPdf/10067. Acesso em: 16 fev. 2023.
CUIABÁ. Secretaria Municipal de Educação. Contrato n. 323/2021/FUNED. Cuiabá, MT: SME, 2021.
CUIABÁ. Secretaria Municipal de Educação. Contrato n. 159/2020/FUNED. Cuiabá, MT: SME, 2020a.
CUIABÁ. Secretaria Municipal de Educação. Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão. 2. ed. Cuiabá, MT: Gráfica Print, 2020b.
CUIABÁ. Secretaria Municipal de Educação. Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão. Cuiabá, MT: Gráfica Print, 2019.
CUIABÁ. Lei n. 5.949, de 24 de junho de 2015. Dispõe sobre a aprovação do plano municipal de educação do município de Cuiabá para o período de 2015/2024. Diário Oficial Eletrônico do TCE: Cuiabá, 2015.
CUIABÁ. Plano Plurianual: Plano Estratégico PPA 2022/2025. Cuiabá, MT: Prefeitura Municipal de Cuiabá, 2030. Disponível em: https://legislativo.camaracuiaba.mt.gov.br/Arquivo/Documents/EXT/202109011323031337.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.
ESTEBAN, Maria Teresa. Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 573-743, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/HKH8k3XsWP7NzsRmjnNGYDm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 1 maio 2023
PROVA Cuiabá é instrumento de avaliação utilizada pela Secretaria Municipal de Educação. Cuiabá: Prefeitura de Cuiabá, 2022. 1 vídeo (15 min, 7 seg.). Publicado pelo Canal Prefeitura de Cuiabá, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6fVjKT2yRRM. Acesso em: 10 mar. 2023.
RESENDE, Thiago Cianni de Lara. A avaliação institucional como estratégia de gestão democrática em escolas particulares de educação infantil. 2021. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica e Brasília (UCB), Brasília, 2021. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/bitstream/tede/2859/2/ThiagoCianniDissertacao2021.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.
SABIA, Claudia Pereira de Pádua. Avaliação institucional: análise da avaliação de sistema e a necessidade de legitimidade política. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, [edição especial], v. 15, n. 34, p. 488-502, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5635/4255. Acesso em: 16 mai. 2023.
SILVA, Leandra Cristine Pianco da. Avaliação Institucional Participativa como instrumento de autonomia no fortalecimento da gestão democrática escolar. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 9, n. 2, p. 455-71, mai./ago. 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55039/29378. Acesso em: 1 mai. 2023.
SÍVERES, Luiz; SANTOS, José Roberto de Souza. Avaliação Institucional na Educação Básica: os desafios da implementação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 70, p. 222-53, jan./abr. 2018. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/5075. Acesso em: 15 abr. 2023.
SORDI, Mara Regina Lemes de; LUDKE, Menga. Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação, Campinas, v. 14, n. 2, p. 267-90, jul. 2009. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-40772009000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 28 mar. 2023.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Jucileia Nascimento de Oliveira, Danilo Garcia da Silva
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.