v. 25, n. 55, set/dez. 2020

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Publicado: 2020-12-30
  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1522

Dossiê: As (novas) políticas curriculares para formação docente: paradoxos e pro

  • Apresentação do Dossiê: As (novas) políticas curriculares para formação docente: paradoxos e problematizações possíveis

    Graça Regina Franco da Silva Reis, Verônica Borges de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1514
  • Escolas, pandemia e conversação: notas sobre uma educação inútil

    Tiago Ribeiro, Carlos Skliar
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1484
  • Fazendo a “racionalidade” tremer: notas disruptivas acerca da BNC-Formação

    Veronica Borges, Ana Paula de Jesus
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1494
  • Povoando subjetividades na “nova” política para a formação de professores no Brasil: uma discussão acerca das competências

    Merilin Baldan, Érika Virgílio Rodrigues da Cunha
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1501
  • BNC para formação docente: um avanço às políticas neoliberais de currículo

    Manuella de Aragão Pires, Lívia de Rezende Cardoso
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1463
  • O curso de Pedagogia e os retrocessos na legislação educacional: uma ofensiva às possibilidades de formação crítica

    Antonia Alves Pereira Silva, Maria Isabel Ramalho Ortigão
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1487
  • Versões do campo da Didática na Base Nacional Comum da Formação Docente no Brasil

    José Leonardo Rolim de Lima Severo, Selma Garrido Pimenta
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1479
  • Complexo de formação de professores: espaço-tempo produtor de políticas de currículo

    Carmen Teresa Gabriel, Bruna Senna
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1491
  • Base Nacional Comum de Formação de Professores da Educação Básica: dilemas, embates e pontos de vista

    Graça Regina Franco da Silva Reis, Rafael Marques Gonçalves
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1496
  • Tem dendê na Base? Vidas negras e o Currículo Bahia

    Iris Verena Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1467
  • Autobiografia e Teoria do Discurso: uma possibilidade de desconstruir discursos das políticas curriculares de formação de professores no Brasil

    Clarissa Bastos Craveiro
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1474
  • A questão do currículo em tempos sombrios: Hannah Arendt, W. G. Sebald e professores como sujeitos autobiográficos

    Teresa Strong-Wilson
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1500

Artigos

  • Eu (não) sou um robô? Elementos para pensar o sujeito nas redes sociais

    Diene Eire de Mello, Marta Furlan de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1279
  • Políticas educacionais e a retomada da disciplina de Educação Moral e Cívica (EMC) no contexto atual

    Maria Carolina Miesse, Jani Alves da Silva Moreira, Vânia de Fátima Matias de Souza
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1445
  • Ser um professor experiente não é sempre uma felicidade: perspectivas de professores sobre o envelhecimento

    Kelly Alves, Amélia Lopes, Fernando Pereira
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1418
  • Opção pelo curso técnico integrado ao médio: os agentes influenciadores e a opinião dos estudantes

    Nonato Assis de Miranda, Piagetti Júnior Pires Arcy
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1310
  • A legislação educacional para o trabalho no Brasil: do império à primeira república

    Fernando Silveira Melo Plentz Miranda, Jefferson Carriello do Carmo
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1450
  • O Pibid e a formação inicial de professores: contribuições à prática educativa inclusiva

    Eliane Rodrigues Martins, Geandra Cláudia Silva Santos
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1284