Estudo de caso: estratégia de ensinagem no contexto da educação profissional e tecnológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1466

Palavras-chave:

estratégia de ensino, estudo de caso, educação de jovens e adultos

Resumo

O presente estudo tem por objetivo conhecer sobre as estratégias de ensinagem na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), de modo a compreender acerca do emprego do estudo de caso no contexto do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), em uma instituição de ensino federal. Para tanto, a partir de uma abordagem qualitativa, pautada na técnica bibliográfica e no relato de experiência, busca-se: a) examinar sobre as estratégias de ensinagem na EPT; b) refletir acerca do emprego do Estudo de Caso, enquanto estratégia de ensinagem no PROEJA. Conclui-se que o estudo de caso é uma estratégia de ensinagem importante e potencial no PROEJA para desenvolver a criticidade, a autonomia e a participação do estudante, por meio de imersão profissional, pesquisas de campo e em grupo. Além disso, permite explorar e compreender os fatores determinantes e consequentes da realidade, das rotinas e das práticas da situação-problema.

Biografia do Autor

Ana Sara Castaman, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI) e em Psicologia pela UNIJUÍ. Professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Docente permanente do programa de pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional. 

Angélica Tommasini, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Pós-graduanda em Teorias e Metodologias da Educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial; e em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Bacharel em Assistência Social pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Licenciada em Serviço Social pelo IFRS. Bolsista do Projeto de Ensino: Produção de Estratégias e de Materiais Didático-Pedagógicos de Apoio ao Docente da Educação Profissional e Tecnológica; e do Projeto de Pesquisa: Estratégias de Ensino na Educação Profissional e Tecnológica. Membro do Grupo Técnico Municipal do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), do município de Coxilha. Assistente social coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). Tem experiência nas seguintes áreas: Infância, Adolescência, Família, Educação e Políticas Públicas.

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Publicado

2021-10-18

Como Citar

Castaman, A. S., & Tommasini, A. (2021). Estudo de caso: estratégia de ensinagem no contexto da educação profissional e tecnológica. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 26(57), 41–58. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1466

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Artigos