Múltiplas interfaces da iniciação à leitura e à escrita: processo de ensino e de aprendizagem em escolas públicas do estado de Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1745

Palavras-chave:

políticas públicas, UNESCO, alfabetização de crianças do ensino regular

Resumo

Este estudo analisa as políticas públicas educacionais, a partir dos compromissos governamentais com as agendas internacionais em interface com as bases teóricas que fundamentaram os programas governamentais, a fim de superar o analfabetismo desde o processo de redemocratização do Brasil. Assim sendo, dialoga-se com as mensagens das diretoras gerais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), referentes aos anos de 2017 a 2021, e com as propostas para Todos (EPT) até 2030, no tocante aos investimentos governamentais direcionados às escolas de diferentes países, como o Brasil. Com isso, analisaram-se os resultados das avaliações voltadas à alfabetização: Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), no período de 2016, e a Avaliação Nacional de Rendimento Escolar (2020), executadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP), as quais compreendem o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), bem como a avaliação aplicada pelo Sistema de Avaliação do Estado de Sergipe (SAES) no período de 2021, no sentido de repensarmos as políticas públicas e o processo de continuidade para execução de um projeto educacional que promova efetivamente a alfabetização dos brasileiros e brasileiras no século XXI.

Biografia do Autor

Suzana mary Andrade Nunes, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, Sergipe, Brasil.

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Professora adjunta do Departamento de Educação da UFS. Líder do grupo de pesquisa registrado no CNPq: Relações de Saberes e Subjetividades: Alfabetização, Linguagens e Trabalho (RESSALT). Associada a Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF) e a Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).

Verônica dos Reis Mariano Souza, Universidade Federal de Sergipe (UFS), Aracaju, Sergipe, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora titular do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e integrante permanente do grupo de pesquisa registrado no CNPQ: Relações de Saberes e Subjetividades: Alfabetização, Linguagens e Trabalho. Associada a Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF).

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Nunes, S. mary A. ., & Souza, V. dos R. M. . (2023). Múltiplas interfaces da iniciação à leitura e à escrita: processo de ensino e de aprendizagem em escolas públicas do estado de Sergipe. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(64), 89–109. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1745