Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: formação humana em todas as dimensões
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1666Palavras-chave:
educação profissional, Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, formação humanaResumo
Este ensaio versa sobre o Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (EMIEP), como meio capaz de promover a formação humana em suas diversas dimensões. Examina características do EMIEP e por que nele deve estar presente a formação humana com o propósito de alargar o debate sobre esta forma de ensino, analisando o seu significado e explicitando os fundamentos que evidenciam a formação humana a partir dos princípios da politecnia e da omnilateralidade. Caracterizado como pesquisa exploratória e descritiva, foi desenvolvido seguindo abordagem qualitativa por meio de pesquisa bibliográfica, com incidência em obras de autores que pesquisam sobre a temática. Trata das principais características que constituem o EMIEP e discorre sobre indicadores que demonstram a formação humana em suas dimensões no desenvolvimento do EMIEP. As repercussões indicam que o EMIEP deve ser instrumento para superar a formação dual, segmentada e utilitária e formar para a dimensão do trabalho em seus sentidos ontológico e histórico, garantindo as dimensões indissociáveis do trabalho, da ciência, da cultura e da tecnologia e a promoção da formação humana integral.
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