O secretário executivo na gestão da internacionalização da educação superior brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1370

Palavras-chave:

secretário executivo, internacionalização, educação superior

Resumo

No Brasil, a internacionalização da educação superior se inicia e se desenvolve a partir do fomento do Estado, com maior projeção nas universidades públicas. Sobretudo após 2010, esse processo adquiriu maior abrangência e intencionalidade no domínio da gestão dessas instituições. Dado esse contexto, o objetivo do presente artigo é conhecer o espaço que o profissional de Secretariado Executivo ocupa na gestão da internacionalização das universidades federais brasileiras. Para tanto, desenvolve-se uma pesquisa qualitativa junto a dezesseis secretários executivos que atuam nos setores responsáveis pela gestão das relações internacionais em tais contextos. As análises integradas de três dimensões – 1. contexto de atuação; 2. entendimento sobre internacionalização; 3. (auto)avaliação da participação na gestão do processo – possibilitam evidenciar que, do ponto de vista instrumental, tanto o contexto promissor de atuação dos secretários executivos quanto a visão pragmática que eles têm do processo e a (auto)avaliação que fazem de sua participação são altamente funcionais ao “desenvolvimento” da internacionalização no nível institucional. Todavia questiona-se a possibilidade de que eles contribuam com iniciativas de inserção internacional desvinculadas da racionalidade dominante.

Biografia do Autor

Fernanda Geremias Leal, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e Boston College (BC)

Doutoranda em Administração na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Administração e bacharel em Secretariado Executivo Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora visitante no Center for International Higher Education (CIHE), Boston College (BC), Estados Unidos. Secretária executiva na Secretaria de Relações Internacionais da UFSC. Conteudista do curso de redação oficial da Coordenadoria de Capacitação de Pessoas da UFSC. Parecerista em periódicos das áreas de estudos organizacionais, educação superior e secretariado executivo. Autora do blog Internacionalização Invertida, junto à Iberoamérica Social: Revista-Red de Estudios Sociales. Integrante do Grupo de Pesquisa sobre a Instituição Universitária (SOCIUS).

Raul Oliveira Paes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Gestão Pública pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista: MBA em Assessoria Executiva pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER). Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Servidor público federal, ocupante do cargo de secretário executivo na Escola de Música da UFPA (EMUFPA/UFPA). Tem interesse em pesquisa e trabalho nas seguintes áreas: Assessoria, Gestão Secretarial, Interdisciplinaridade, Secretariado Executivo, Mapeamento de Processos, Gestão Pública, Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento.

Mário César Barreto Moraes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutor em Engenharia de Produção, mestre em Gerência de Engenharia, graduado em Engenharia Civil e em Administração, todos pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Estado de Santa Catarina (CEE-SC). Membro do Conselho Consultivo da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração (ANGRAD). Presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES/MEC). Membro da Comissão UNIEDU/FUMDES − Programa de Bolsas Universitárias do Estado de Santa Catarina. Professor titular da UDESC. Tem experiência na área de Administração, Ensino e Estratégia, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, educação, avaliação, ensino superior, educação básica e pareceres técnicos na área de educação superior.

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Publicado

2020-08-20

Como Citar

Leal, F. G., Paes, R. O., & Moraes, M. C. B. (2020). O secretário executivo na gestão da internacionalização da educação superior brasileira. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 25(54). https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1370

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Seção

Artigos