Desafios ao Bacharelado em Administração Pública do Instituto Federal da Paraíba para a melhoria do processo avaliativo no contexto do SINAES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1515

Palavras-chave:

SINAES, BAP, IFPB, curso de graduação

Resumo

O objetivo da pesquisa é identificar os novos desafios à gestão do Bacharelado em Administração Pública (BAP), na modalidade de Educação a Distância (EaD) ofertado pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), João Pessoa, diante da atualização do instrumento de avaliação de cursos de graduação (IACG) no ano de 2017, com foco no instrumento utilizado para a renovação e o reconhecimento de curso. A investigação consiste em um estudo de caso, de natureza aplicada, abordagem qualitativa e objetivo descritiva, com a coleta de dados realizada por procedimento documental. Foram analisados cinco indicadores de desempenho de conceito 3, menor valor obtido no último relatório de avaliação externa in loco do curso, identificados como: material didático institucional; gabinetes de trabalho para professores em Tempo Integral; espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos; sala de professores; e salas de aula. Destacaram-se, ainda em análise, quatro indicadores incluídos no novo IACG, com aplicações comprovadas ao BAP: conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias às atividades de tutoria; Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); equipe multidisciplinar; e experiência no exercício da docência na EaD. Propõe-se, com a apresentação dos resultados, evidenciar os aspectos de insuficiência e os novos indicadores relacionados ao BAP que auxiliem os gestores nas tomadas de decisões diante das novas demandas do IACG, objetivando a melhoria da qualidade do processo avaliativo.

Biografia do Autor

Marcos Vasconcelos Paiva, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Mestre em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação do Ensino Superior pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Turismo de Base Local e bacharel em Turismo com habilitação em Marketing Turístico pela UFPB. Técnico-administrativo do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) − Campus João Pessoa.

Maria das Graças Gonçalves Vieira Guerra, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Pós-doutora pela Universidade do Porto (2019), Portugal. Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Administração pela UFPB. Especialista em EaD pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN-EaD). Bacharela em Ciências Contábeis pela UFPB e licenciada em Pedagogia pela UNIGRAN-EaD. Professora associada III do Centro de Educação da UFPB, professora dos quadros permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Educação, e de Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior da UFPB.

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Publicado

2021-10-18

Como Citar

Paiva, M. V., & Guerra, M. das G. G. V. (2021). Desafios ao Bacharelado em Administração Pública do Instituto Federal da Paraíba para a melhoria do processo avaliativo no contexto do SINAES. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 26(57), 125–145. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1515

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Artigos