Implicações da Prova Cuiabá no processo de avaliação de desempenho docente no município de Cuiabá, MT
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1810Palavras-chave:
Avaliação de Desempenho Profissional, Avaliação Institucional, Prova CuiabáResumo
Este texto, recorte de uma pesquisa maior, em nível de mestrado, que está em andamento, direciona para as implicações da Prova Cuiabá no processo de avaliação de desempenho docente. Partimos da seguinte problemática: como os resultados da Prova Cuiabá estão repercutindo no processo de Avaliação de Desempenho Profissional dos professores da rede pública municipal de Cuiabá, MT? Desta maneira, objetivamos compreender e evidenciar qual a relação dos resultados da Prova Cuiabá com a Avaliação de Desempenho Profissional dos professores da rede pública municipal de Cuiabá. Com abordagem qualitativa, o estudo baseia-se na análise de fontes documentais constituídas por legislações, portarias, política educacional Escola Cuiabana, Plano Municipal de Educação, contratos e orientativos, obtidos em arquivos públicos. Para nos aproximarmos de pesquisas que discutem o conceito de Avaliação Institucional, bem como os desafios e questionamentos na sua implementação, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico em bases de dados científicas. Inferimos que a Avaliação Institucional, Prova Cuiabá e Avaliação de Desempenho Docente são oriundas de metas e estratégias do Plano Municipal de Educação, as quais visam ao aumento do IDEB. Percebemos que a Prova Cuiabá está integralmente relacionada à Avaliação Institucional do supracitado município, onde seu resultado implica na avaliação acadêmica de cada turma e, consequentemente, a partir de 2022, deságua na dimensão pedagógica da Avaliação de Desempenho Profissional.
Referências
ALT, Amanda Laura Siqueira. Programa de Avaliação Institucional: o processo de transição e implementação nas escolas públicas municipais de Cuiabá. 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino) – Universidade de Cuiabá, Cuiabá, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6756532. Acesso em: 15 mar. 2023.
BARBANT, Maria. Alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental participam nesta terça-feira da Prova Cuiabá-Alfabetização. Cuiabá - Prefeitura, Cuiabá, 12 nov. 2018. Disponível em: https://www.cuiaba.mt.gov.br/secretarias/educacao/alunos-dos-anos-iniciais-do-ensino-fundamental-participam-nesta-terca-feira-da-prova-cuiaba-alfabetizacao/185135. Acesso em: 10 mar. 2023.
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; NOVAES, Gláucia Franco. Avaliação institucional na educação básica: retrospectiva e questionamentos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 27, n. 65, p. 314-45, maio/ago. 2016. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/3839. Acesso em: 10 abr. 2023.
BORGES, Regilson Maciel; BRANDALISE, Mary Ângela Teixeira. Experiências de avaliação institucional em universidades brasileiras: a produção científica dos anos 1990. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 29, n. 2, abr./jun. 2022. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/19479/11134. Acesso em: 15 maio 2023.
BRANDÃO, Rosane. Alunos da rede municipal passam por avaliações da Prova Cuiabá e Provinha Brasil. Cuiabá - Prefeitura, Cuiabá, 4 dez. 2015. Disponível em: https://www.cuiaba.mt.gov.br/secretarias/educacao/alunos-da-rede-municipal-passam-por-avaliacoes-da-prova-cuiaba-e-provinha-brasil/12095. Acesso em: 10 mar. 2023.
CAIXETA, Sara da Silva. Unidocência: uma análise do trabalho pedagógico de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/20691/1/Unidoc%C3%AAnciaAnaliseTrabalho.pdf. Acesso em: 29 set. 2022.
CUIABÁ. Secretaria Municipal de Educação. Avaliação de desempenho profissional 2022: orientações sobra a avaliação de desempenho profissional - ADP. Cuiabá, MT: SME, 2022a.
CUIABÁ. Secretaria Municipal de Educação. Contrato n. 541/2022/FUNED. Cuiabá, MT: SME, 2022b.
CUIABÁ. Portaria n. 372/2022/GS/SME, de 20 de maio de 2022. Diário Oficial Eletrônico do TCE: Cuiabá, 2022c. Disponível em: http://gazetamunicipal.cuiaba.mt.gov.br/api/api/editions/viewPdf/10067. Acesso em: 16 fev. 2023.
CUIABÁ. Portaria n. 375/2022/GS/SME, de 20 de maio de 2022. Diário Oficial Eletrônico do TCE: Cuiabá, 2022d. Disponível em: http://gazetamunicipal.cuiaba.mt.gov.br/api/api/editions/viewPdf/10067. Acesso em: 16 fev. 2023.
CUIABÁ. Secretaria Municipal de Educação. Contrato n. 323/2021/FUNED. Cuiabá, MT: SME, 2021.
CUIABÁ. Secretaria Municipal de Educação. Contrato n. 159/2020/FUNED. Cuiabá, MT: SME, 2020a.
CUIABÁ. Secretaria Municipal de Educação. Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão. 2. ed. Cuiabá, MT: Gráfica Print, 2020b.
CUIABÁ. Secretaria Municipal de Educação. Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão. Cuiabá, MT: Gráfica Print, 2019.
CUIABÁ. Lei n. 5.949, de 24 de junho de 2015. Dispõe sobre a aprovação do plano municipal de educação do município de Cuiabá para o período de 2015/2024. Diário Oficial Eletrônico do TCE: Cuiabá, 2015.
CUIABÁ. Plano Plurianual: Plano Estratégico PPA 2022/2025. Cuiabá, MT: Prefeitura Municipal de Cuiabá, 2030. Disponível em: https://legislativo.camaracuiaba.mt.gov.br/Arquivo/Documents/EXT/202109011323031337.pdf. Acesso em: 10 mar. 2023.
ESTEBAN, Maria Teresa. Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 17, n. 51, p. 573-743, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/HKH8k3XsWP7NzsRmjnNGYDm/abstract/?lang=pt. Acesso em: 1 maio 2023
PROVA Cuiabá é instrumento de avaliação utilizada pela Secretaria Municipal de Educação. Cuiabá: Prefeitura de Cuiabá, 2022. 1 vídeo (15 min, 7 seg.). Publicado pelo Canal Prefeitura de Cuiabá, 2022. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=6fVjKT2yRRM. Acesso em: 10 mar. 2023.
RESENDE, Thiago Cianni de Lara. A avaliação institucional como estratégia de gestão democrática em escolas particulares de educação infantil. 2021. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica e Brasília (UCB), Brasília, 2021. Disponível em: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/bitstream/tede/2859/2/ThiagoCianniDissertacao2021.pdf. Acesso em: 20 abr. 2023.
SABIA, Claudia Pereira de Pádua. Avaliação institucional: análise da avaliação de sistema e a necessidade de legitimidade política. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, [edição especial], v. 15, n. 34, p. 488-502, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5635/4255. Acesso em: 16 mai. 2023.
SILVA, Leandra Cristine Pianco da. Avaliação Institucional Participativa como instrumento de autonomia no fortalecimento da gestão democrática escolar. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 9, n. 2, p. 455-71, mai./ago. 2020. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55039/29378. Acesso em: 1 mai. 2023.
SÍVERES, Luiz; SANTOS, José Roberto de Souza. Avaliação Institucional na Educação Básica: os desafios da implementação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 29, n. 70, p. 222-53, jan./abr. 2018. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/5075. Acesso em: 15 abr. 2023.
SORDI, Mara Regina Lemes de; LUDKE, Menga. Da avaliação da aprendizagem à avaliação institucional: aprendizagens necessárias. Avaliação, Campinas, v. 14, n. 2, p. 267-90, jul. 2009. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-40772009000200005&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 28 mar. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jucileia Nascimento de Oliveira, Danilo Garcia da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.