Práticas parentais e análise do comportamento: o estado do conhecimento de teses e dissertações de 2010 a 2015

Authors

  • Taís Milena Abreu Rocha Universidade Federal da Bahia - UFBA
  • Paulo Roberto Holanda Gurgel Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Departamento de Educação I, Salvador, BA - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1084

Keywords:

práticas parentais, análise do comportamento, estado do conhecimento.

Abstract

Práticas parentais são estratégias de socialização utilizadas pelos pais em relação ao comportamento de seus filhos. Tais práticas podem ser positivas e favorecer o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes, melhorar o desempenho acadêmico e promover habilidades sociais; já práticas coercitivas podem promover problemas de comportamento e até comportamento antissocial. O objetivo deste estudo foi analisar teses e dissertações que discutem o tema práticas parentais na perspectiva da Análise do Comportamento, no período de 2010 a 2015. Os descritores utilizados na busca foram “práticas parentais” e “análise do comportamento”. Entre os principais resultados, o estilo autoritativo apareceu como o estilo parental mais adequado, bem como práticas parentais como monitoria positiva e comportamento moral como as mais desejáveis ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. A região sudeste foi a que mais produziu no período analisado (45,83% das produções) e 50% das produções apresentaram fundamentação teórica da Análise do Comportamento de forma explícita. Lacunas foram encontradas na produção de conhecimento, como a escassez de estudos longitudinais que abordem adolescentes e jovens adultos, bem como estudos que abordem a relação entre práticas parentais e educação.

Author Biographies

Taís Milena Abreu Rocha, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Psicóloga pela Universidade Salvador - UNIFACS, especialista em Terapia analítico-comportamental pela UNIJORGE e mestranda em Educação pela UFBA. Docente e psicoterapeuta.

Paulo Roberto Holanda Gurgel, Universidade Federal da Bahia, Faculdade de Educação, Departamento de Educação I, Salvador, BA - Brasil.

Psicólogo e licenciado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (1986); Mestre em Letras (Linguística) pela Universidade Federal da Bahia (1994) e Doutor em Educação (Educação: história, política e sociedade) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). 

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Published

2018-04-12

How to Cite

Abreu Rocha, T. M., & Holanda Gurgel, P. R. (2018). Práticas parentais e análise do comportamento: o estado do conhecimento de teses e dissertações de 2010 a 2015. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(47), 241–262. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1084

Issue

Section

Artigos