Série-Estudos, v. 27, n. 61, set./dez. 2022

					Visualizar Série-Estudos, v. 27, n. 61, set./dez. 2022
Publicado: 2022-12-22
  • Editorial

    1-2
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1773

Dossiê: Currículos culturais não-escolares: processos de subjetivação, verdades e relações de poder

  • Apresentação do dossiê: Currículos culturais não escolares: sobre um campo em constante expansão, invenção e criação para afirmação da vida

    Danilo Araújo de Oliveira, Rita de Cássia Prazeres Frangella
    3-12
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1774
  • O currículo “imita” a arte: relações fronteiriças potencializadas na dança-teatro de Pina Bausch

    Ana Paula Pereira Marques de Carvalho, Rita de Cássia Prazeres Frangella
    13-29
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1734
  • Escola, imaginários pedagógicos e infâncias latino-americanas em Chaves Tradutores do artigo: Camilo Josue Sánchez Pranao e Yasmin Rodrigues Ribas.

    Daniel Friedrich, Nicolás Arata
    31-48
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1765
  • Currículo cultural do YouTube constituindo sujeitos de gênero e sexualidade

    Michele Priscila Gonçalves dos Santos, Roney Polato de Castro
    49-69
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1711
  • Currículo-slasher e dispositivo da catastrofização: nas entranhas de uma subjetividade zumbi

    Evanilson Gurgel, Marlécio Maknamara
    71-93
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1698
  • Pedagogia do afeto: articulações entre docência, gênero e sexualidade no cinema

    Éderson da Cruz, Maria Claudia Dal'Igna
    95-116
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1718
  • Pedagogia do erotismo no currículo bareback: a transgressão às normas do uso do preservativo nos vídeos pornôs

    Danilo Araújo de Oliveira, Shirlei Rezende Sales
    117-139
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1706
  • “Aqui reina o respeito, mas…”: as dimensões pedagógicas do aplicativo Grindr em Campo Grande, MS

    Gabriela Alencar Montecio, Marcelo Victor da Rosa
    141-164
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1704
  • O currículo das ruas: instâncias efêmeras, móveis e de luta pelo direito à cidade

    Glaucia Carneiro, Marlucy Alves Paraíso
    165-185
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1730
  • Gênero, educação e moda: perambulações curriculares em um museu

    Cláudio Eduardo Resende Alves
    187-204
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1707
  • A alma feminina em santinhos católicos

    Rosângela Tenório de Carvalho
    205-226
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1728
  • Literacia familiar e o governo de mulheres-mães: o currículo do Conta pra Mim e a conformação de corpos-femininos no espaço doméstico

    Maria Beatriz de Freitas Vasconcelos, Maria Carolina da Silva Caldeira
    227-249
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1727
  • Currículo cultural na aula de História: um estudo de caso

    Samara Souza, Anderson Ferrari
    251-272
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1726
  • Jogo-Formação do Eterno Retorno

    Vitor Marques, Maria Inez Carvalho
    273-301
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1735

Artigos

  • Narrativas de professores alfabetizadores sobre a formação e prática docente

    Genira Fonseca de Oliveira, Lia Machado Fiuza Fialho, Giovana Maria Belém Falcão
    303-324
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1543
  • Dimensão pedagógica da Gestão Escolar: planejamento, avaliação e prática do currículo

    Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy, Lyza Gennifer Moreira de Barros
    325-247
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1671
  • Políticas curriculares de Educação Infantil: é possível falar de diferenças?

    Viviane Drumond
    349-368
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1635
  • O exercício da docência para ensinar matemática: o “mesmo do mesmo” e o “imperativo da falta”

    Daiane Scopel Boff, Marta Cristina Cezar Pozzobon, Cláudio José de Oliveira
    369-389
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1672
  • Educação Infantil: Aspectos legais do direito e da garantia jurídica da vaga em creche

    Viviane Scalise Liberatoscioli Arruda, Vania Regina Boschetti
    391-407
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1660
  • Saberes Guarani e Kaiowá: uma análise entre os conhecimentos ocidentais e tradicionais

    Marinês Soratto, Adir Casaro Nascimento
    409-435
    DOI: https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1755