Relações intergovernamentais na educação básica: estado e municípios de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1829Palavras-chave:
política educacional, relações intergovernamentais, ensino fundamentalResumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa e tem como objetivo discutir as relações intergovernamentais na educação básica, entre o Estado de Mato Grosso do Sul e alguns de seus municípios, particularmente no que se refere ao processo de transferência dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, primeira etapa da educação básica, da Rede Estadual de Ensino para as Redes Municipais de Ensino. A metodologia compreende análise bibliográfica, com fundamento na literatura sobre o tema; análise documental, por meio de consulta às páginas eletrônicas de fontes oficiais e de jornais; e entrevista com representantes da Secretaria de Estado de Educação, do Fórum Estadual de Educação e da Assembleia Legislativa do Estado. Os resultados mostraram: encerramento de atividades e integração de escolas da Rede Estadual de Ensino; que a municipalização de escolas provocou embates e mobilizou diferentes segmentos da sociedade civil e da sociedade política; ausência de critérios claros e suficientes de colaboração, nos acordos estabelecidos com determinados municípios, que pode se afastar da descentralização democrática.
Referências
ABRUCIO, F. A dinâmica federativa da educação brasileira: diagnóstico e proposta de aperfeiçoamento. In: OLIVEIRA, R. P.; SANTANA, W. Educação e federalismo: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília: UNESCO, 2010. p. 39-70.
ADRIÃO, T. Escolas Charters nos EUA: contradições de uma tendência proposta para o Brasil e suas implicações para a oferta da educação pública. Revista Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 28, n. Especial, p. 263-82, 2014.
ARAUJO, G. C. Direito à educação básica: a cooperação entre os entes federados. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 4, n. 7, p. 231-43, jul./dez. 2010. Disponível em: http//www.esforce.org.br. Acesso em: 20 out. 2021.
ARAUJO, G. C. Federalismo e políticas educacionais no Brasil: equalização e atuação do empresariado brasileiro como projetos em disputa para a
regulamentação do regime de colaboração. Educação e Sociedade. Campinas, v. 34, n. 124, p. 787-802, out./dez. 2013.
ARAÚJO, V. Acordo que municipaliza Escola Nelson de Araújo é oficializado pelo Estado. Douradosagora, Dourados, 5 fev. 2020. Disponível em: https://www.douradosagora.com.br/2020/02/05/acordo-que-municipaliza-escola-nelson-de-araujo-e-oficializado-pelo-estado/. Acesso em: 5 mar. 2021.
ARAÚJO, V. Proposta de municipalização de escola estadual preocupa pais de quase 300 crianças em Dourados. Dourados News, Dourados, 26 nov. 2019. Disponível em: https://www.douradosnews.com.br/dourados/proposta-de-municipalizacao-de-escola-estadual-preocupa-pais-de-quase/1116724/. Acesso em: 5 mar. 2021.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 out. 2021.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Diário Oficial da União: Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 out. 2021.
CAMPO GRANDE. Decreto n. 14.128, de 28 de janeiro de 2020. “Dispõe sobre a municipalização das Escolas Estaduais Nicolau Fragelli, Professor Carlos Henrique Schrader, Advogado Demosthenes Martins e Professora Hilda de Souza Ferreira e dá outras providências. Ano XXIII n. 5.816. Diário Oficial de Campo Grande: Campo Grande, MS, 2020.
CURY, C. R. J. Sistema Nacional de Educação: desafio para uma educação igualitária e federativa. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 105, p. 1187-209, set./dez. 2008.
DOURADO, L. F. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2009 Questões Estruturais e Conjunturais de uma Política. Educação e Sociedade, Campinas v. 31, n. 112, p. 677-705, jul./set. 2010.
DOURADO, L. F. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: limites e perspectivas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100 [especial], p. 921-46, out. 2007.
FÓRUM ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL [FEEMS]. ATA n. 1/2019 da Plenária do FEEMS. Campo Grande: FEEMS, 2019.
GÖEDERT, D. Oferta Educativa de escolas em tempo integral na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande-MS (2015-2020). 2023. 130f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, MS, 2023.
GRAMSCI, A. Maquiavel, a política e o Estado moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1984.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA [IBGE]. População. Cidades IBGE, 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/panorama. Acesso em: 20 jul. 2023.
LIMA, L. C. O Programa ‘Aproximar Educação’, os municípios e as escolas: descentralização democrática ou desconcentração administrativa? Questões atuais de direito local, Braga, n. 5, jan./mar. 2015.
MATO GROSSO DO SUL. Decreto “O” n. 008/2020, de 16 de janeiro de 2020. Abre crédito suplementar à(s) Unidade(s) Orçamentária(s) que menciona e dá outras providências. Ano XLII, n. 10.072. Diário Oficial Eletrônico: Campo Grande, MS; Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, 17 janeiro 2020a.
MATO GROSSO DO SUL. Decreto n. 15.498, de 19 de agosto de 2020. Dispõe sobre a integração de unidades escolares da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul, nos termos que especifica, e dá outras providências. Ano XLII, n. 10.259. Diário Oficial Eletrônico: Campo Grande, MS; Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, 20 ago. 2020b.
MATO GROSSO DO SUL. Decreto n. 15.499, de 19 de agosto de 2020. Dispõe sobre o encerramento de atividade e a integração de acervo escolar das Escolas da Rede Estadual de Ensino, nos termos que especifica, e dá outras providências. Ano XLII, n. 10.259. Diário Oficial Eletrônico: Campo Grande; Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, 20 agosto 2020c.
MATO GROSSO DO SUL. Extrato do Termo de Acordo de Cooperação n. 11/SED/2020. Municipalização da Escola Estadual Rotary Dr. Nelson de Araújo. Ano XLII, n. 10.087. Diário Oficial Eletrônico: Campo Grande, MS; Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, 5 fevereiro 2020d.
OLIVEIRA, C. GANZELI, P. Relações intergovernamentais na educação: fundos, convênios, consórcios públicos e arranjos de desenvolvimento da educação. Educação & Sociedade. Campinas, v. 34, n. 125, p. 1031-47, out./dez. 2013.
OLIVEIRA, R. T. C. Políticas e prioridades para a educação básica dos governos estaduais eleitos em 2018: o estado de Mato Grosso do Sul em questão. In: ADRIÃO, T.; MARQUES, L. R.; AGUIAR, M. Â. S. (Org.). Políticas e prioridades para a educação básica dos governos estaduais eleitos em 2018: para onde os governos estaduais caminham? Meio eletrônico. Brasília: ANPAE, 2019. p. 299-314.
OLLIVER, N. Professores fazem abaixo-assinado contra fechamento de salas em escola municipal. Campo Grande News, Campo Grande, 27 nov. 2022. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/educacao-e-tecnologia/professores-fazem-abaixo-assinado-contra-fechamento-de-salas-em-escola-municipal. Acesso em: 25. nov. 2022.
RABELO, C. D.; CASTRO, A. M. D. A. As relações intergovernamentais na formulação e execução das políticas. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 447-60, jul./dez. 2015. Doi: https://doi.org/10.22420/rde.v9i17.590
SANCHEZ, I. Reordenamento no ensino estadual fecha quatro escolas em MS. Campo Grande News, Campo Grande, 3 jan. 2019. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/cidades/reordenamento-no-ensino-estadual-fecha-quatro-escolas-em-ms#:~:text=Parte%20do%20que%20a%20secretaria,Silveira%20J%C3%BAnior%2C%20em%20Campo%20Grande. Acesso em: 11 abr. 2019.
SANCHEZ, I. Ensino Fundamental vai ser desativado gradativamente na rede estadual. Campo Grande News, Campo Grande, 7 dez. 2018. Disponível em: https://www.campograndenews.com.br/cidades/ensino- fundamental-vai-ser-desativado-gradativamente-na-rede-estadual. Acesso em: 12 abr. 2019.
VERÃO, F. Estado não quer ceder professores e gera impasse em escola de Dourados. O Progresso digital, Dourados, 27 nov. 2019. Disponível em: https://www.progresso.com.br/sociedade/educacao/estado-nao-quer-ceder-professores-e-gera-impasse-em-escola-de-dourados/368864/. Acesso em: 5 mar. 2021.
VEREADORES de Dourados pedem a não municipalização da Escola Nelson de Araújo. Câmara Municipal de Dourados, Dourados, 2019. Disponível em: https://www.camaradourados.ms.gov.br/noticia/19-vereadores-de-dourados-pedem-a-nao-municipalizacao-da-escola-nelson-de-araujo. Acesso em: 5 mar. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Regina Tereza Cestari Oliveira, Daiane Göedert
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.