O currículo “imita” a arte: relações fronteiriças potencializadas na dança-teatro de Pina Bausch

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1734

Palavras-chave:

Currículo, Arte, Negociação

Resumo

O texto em tela parte do mote “O Currículo ‘imita’ a Arte”, visando suscitar reflexões sobre o campo curricular como um movimento fluido que não se encerra nos muros da escola. Trazemos ao debate experiências de experimentações artísticas e a dança-teatro de Pina Bausch, as quais mobilizam debates que extrapolam lógicas binárias, incidindo sobre a concepção de significação como processo fluido, híbrido. Nas fronteiras entre a tradição do ballet e as próprias performances dessa tradição, os palcos de Pina trazem a dança como experiência, algo ambivalente, em que o novo sempre eclode, rompendo essa tradição, em função dos processos de enunciação cultural. Nesse percurso, trazemos Homi Bhabha e Jacques Derrida, os quais, em diálogo com a dança-teatro de Pina Bausch, permitem-nos adensar uma perspectiva discursiva pós-estrutural sobre currículo como movimento que se hibridiza na relação com o outro em que as tentativas de reprodução – imitação – são processos de diferimento. Assim, as apropriações que fazemos para o campo do currículo – e que trazemos neste texto – nos permitem problematizar os sentidos de currículo como um novo contaminado. Defendemos, portanto, a provisoriedade e a experiência sempre outra da produção curricular que é sempre fronteiriça, tal qual nos propõe a dança bauschiana. 

Biografia do Autor

Ana Paula Pereira Marques de Carvalho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com ênfase em Políticas Curriculares, Formação de Professores e Tecnologia. Atualmente, é coordenadora do Programa de Bolsas de Iniciação Científica da UERJ. Atua também em projetos firmados entre a UERJ e a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ), na qualidade de coordenadora pedagógica do Curso de Especialização em Alfabetização, Leitura e Escrita, e coordena o Projeto (En)Caminhando à Universidade, em escolas públicas das regiões Metropolitana II e Baixadas Litorâneas do Estado do Rio de Janeiro.

Rita de Cássia Prazeres Frangella, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado e mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Professora associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED/UERJ). Coordena o grupo de pesquisa Currículo, Formação e Educação em Direitos Humanos. Bolsista de Produtividade CNPq, Cientista do Nosso Estado/ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Procientista/UERJ.

 

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Carvalho, A. P. P. M. de, & Frangella, R. de C. P. (2022). O currículo “imita” a arte: relações fronteiriças potencializadas na dança-teatro de Pina Bausch. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(61), 13–29. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1734

Edição

Seção

Dossiê: Currículos culturais não-escolares: processos de subjetivação, verdades e relações de poder