Gestão escolar em contexto vulnerável: gerenciando dados em prol da justiça social
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i65.1853Palavras-chave:
Gestão Escolar, Eficácia Escolar, Justiça SocialResumo
O presente artigo tem como objetivo compreender como gestores de escolas localizadas em regiões de alta vulnerabilidade social conciliam os imperativos do gerencialismo às demandas necessárias à justiça social; além disso, contextualiza a aplicação desses princípios nos processos educacionais. Por meio de uma pesquisa de natureza exploratória e analítico-descritiva, apresenta uma análise proveniente de respostas de gestores de escolas públicas estaduais da região metropolitana do Grande ABC Paulista. Os resultados do estudo apontaram indícios que convergem para a articulação de uma liderança educacional não centralizadora, formada por sujeitos que compreendem o trabalho da gestão escolar como uma relação colaborativa e corresponsável, com compartilhamentos e tomadas de decisão construídos e mediados no cotidiano da escola, a partir dessas convergências. Ainda que alguns resultados mostrem divergências em relação a essa prática, verifica-se que termos como ‘gestão educacional’, ‘gerencialismo’, ‘boas práticas educacionais’, ‘desempenho’ e ‘performatividade’ incorporam o vocabulário e o cenário, fundindo as esferas pedagógicas e administrativas. Os resultados denotam que um diretor comprometido com a responsabilidade de compreender os dados de sua escola para além dos números, que mantenha uma liderança distribuída e participativa, possibilita a criação de um ambiente favorável ao trabalho, tanto para alunos quanto para professores.
Referências
ARMIJO, Pablo Castillo; AGUADÉ, Ignasi Puigdellívol; MARCOS, Serafín Antúnez. El liderazgo compartido como factor de sostenibilidad del proyecto de comunidades de aprendizajes. Estudios Pedagógicos, Valdivia, v. 43, n. 1, p. 41-59, 2017.
AVELAR, Marina; BALL, Stephen J. Mapping new philanthropy and the heterarchical state: The Mobilization for the National Learning Standards in Brazil. International Journal of Educational Development, [s.l.], v. 64, p. 65-73, 2017.
BALL, Stephen. Profissionalismo, gerencialismo e performatividade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 126, p. 539-64, 2005.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BAUER, Adriana. Uso dos resultados das avaliações de sistemas educacionais: iniciativas em cursos em alguns países da América. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 228, p. 315-44, 2010.
BONAMINO, Alicia; SOUZA Sandra Zákia. Três gerações de avaliação da educação básica no Brasil: interfaces com o currículo da/na escola. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 373-388, abr./jun. 2012. Doi: https://doi.org/10.1590/S1517-97022012005000006
BORGES, Edna Martins; CASTRO, Maria Céres Pimenta Spínola. Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz. Educação em Foco, Belo Horizonte, v. 23, n. 39, p. 8-26, 2020. Doi: https://doi.org/10.24934/eef.v23i39.3294
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 15 jan. 2023.
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996.
BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (Org). Pesquisa em eficácia escolar: origens e trajetórias. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2008.
BROWN, Kathleen. Leadership for social justice and equity: Weaving a transformative framework and pedagogy. Educational Administration Quarterly, [s.l.], v. 40, n. 1, p. 77-108, 2004.
CALDERÓN, Adolfo-Ignacio; BORGES, Regilson Maciel. Universidades estaduais paulistas e políticas de formação docente: confrontos e tensões no início da década de 2010. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, v. 37, n. 1, p. 132–157, 2021. Doi: https://doi.org/10.21573/vol37n12021.105106
CAVALCANTE, Pedro Luiz Costa. Convergências entre a governança e o pós-nova gestão pública. Boletim de análise político-institucional, Rio de Janeiro, n. 19, 2018.
CERRILLO, Rosario; BUENO, Helena López; HIDALGO, Nina. Prácticas de liderazgo democrático para la justicia social. Un estudio cualitativo desde la perspectiva de la comunidad educativa. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, [s.l.], v. 12, n. 1, p. 141-60, 2023.
CHAMPANGNATTE, Dostoiewski Mariatt de Oliveira; ARANA, Andressa Maria Freire da Rocha; OLIVEIRA, Rosane Cristina de. A pesquisa em eficácia escolar a partir de uma perspectiva interdisciplinar. Instrumento, Juiz de Fora, v. 23, n. 1, p. 97-113, jan./abr. 2021. Doi: https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.29656
CRESWELL, John. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre abordagens. Tradução: Sandra Mallmann. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
CRISTÓBAL, Mariela. ¿Cuánto incide la gestión directiva en los resultados Escolares? Un estudio desde el marco para la buena dirección en Chile. Revista Extramuros-UMCE, Santiago, Chile, v. 11, n. 10, p. 29-42, 2011.
DAY, Christopher. International successful school principals project (ISSPP): Multi-perspective research on school principals. Nottingham: University of Nottingham, 2015.
DIAS, Jefferson Aparecido. Princípio da Eficiência & Moralidade Administrativa. 2. ed. Curitiba: Juruá, 2009.
DIAS SOBRINHO, José; RISTOFF, Dilvo (Org.). Avaliação e compromisso público: a educação superior em debate. Florianopolis: Insular, 2003.
DRUCKER, Peter. The Effective Executive: the definitive guide to getting the right things done. New York: Harper Collins, 2006.
ERICES, Claudia Concha; ARMIJO, Pablo Castillo. Práctica del liderazgo directivo orientado a la mejora de los resultados, en el contexto de los estándares indicativos de desempeño. Políticas Educativas, Florianópolis, v. 15, n. 2, 2021.
GATTI, Bernadete. Avaliação: contexto, história e perspectivas. Olh@res, Guarulhos, v. 2, n. 1, p. 8-26, maio 2014. Acesso em 13 fev 2022.
GIL, Antônio Carlos. Teoria Geral da Administração - Dos Clássicos à Pós-modernidade. São Paulo: Atlas, 2016.
HORTA NETO, João Luiz. Um olhar retrospectivo sobre a avaliação externa no Brasil: das primeiras medições em educação até o SAEB de 2005. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 42, n. 5, p. 1-14, 25 abr. 2007. Doi: https://doi.org/10.35362/rie4252398
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: estudo e proposições. São Paulo: Cortez, 2013.
MACHADO, Cristiane; ALAVARSE, Ocimar Munhoz. Responsabilização ou controle da qualidade do ensino: a que serve a avaliação externa? Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 25, n. 48, p. 67-79, jan./abr. 2015. Doi: https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol25.n48.p67-79
MARTELLI, Carla Giani; COELHO, Rony. Avaliar o quê? Os vários sentidos de efetividade no campo de estudos da participação. Opinião Pública, Campinas, v. 27, n. 2, p. 623-49, 2021. Doi: http://doi.org/10.1590/1807-01912021272623
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde. 12. ed. São Paulo: Hucitec-Abrasco, 2010.
OLIVEIRA, Ana Cristina Prado de; WALDHELM, Andrea Paula Souza. Liderança do Diretor, Clima Escolar e desempenho dos alunos: qual a relação? Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 24, n. 93, p. 824-44, 2016.
PARO, Vitor. Diretor escolar: educador ou gerente? São Paulo: Cortez Editora, 2015.
PERONI, Vera Maria Vidal; OLIVEIRA, Cristina Maria Bezerra de. O Marco Regulatório e as Parcerias Público-Privadas no Contexto Educacional. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 31, p. 38-57, 2019. Doi: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4657
PINTO, Nelson Nelson Guilherme Machado; CORONEL, Daniel Arruda. Eficiência e eficácia na administração: proposição de modelos quantitativos. Revista Unemat de Contabilidade, Nova Mutum, v. 6, n. 11, 2017.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
RIBEIRO, Vanda Mendes. Justiça como equidade na escola, igualdade de base, currículo e avaliação externa. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 63-78, 2013. Doi: http://dx.DOI.org/10.18676/cadernoscenpec.v3i1.204
ROBALO, António. Eficácia e eficiência organizacionais. Revista Portuguesa de Gestão, Lisboa, n. 3, p. 105-16, 1995. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/1383/5/robalo_RPG_1995.pdf. Acesso em: 12 maio 2023.
SAMMONS, Pam; BAKKUM, Linda. Escuelas eficaces, equidad y eficacia docente: una revisión de la Literatura. Profesorado: Revista de curriculum y formación del profesorado, Granada, v. 15, n. 3, p. 10-26, 2011.
SCHEERENS, Jaap. Improving School Effectiveness. [volume 68]. Paris: Unesco, 2000.
SORDI, José Osvaldo. O. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. 6. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2022.
TEODORO, Wanderson Luís; MARTINS, Edivaldo César Camarotti; CALDERÓN, Adolfo Ignacio. Eficácia escolar e boas práticas em regiões socialmente vulneráveis: um estudo de caso. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 15, p. e4997051, 2021. Doi: https://doi.org/10.14244/198271994997
TORRECILLA, Francisco Javier Murillo; CASTILLA, Reyes Hernández. Liderando Escuelas Justas para la Justicia Social. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social-RIEJS, Madrid, v. 3, n. 2, p. 13-32, 2014.
TORECILLA, Francisco Javier Murillo; CASTILLA, Reyes Hernández. Hacia un concepto de Justicia Social. REICE - Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madrid, v. 9, n. 4, p. 7-23, 2011.
TORECILLA, Francisco Javier Murillo. Justicia social y educación. In: TORECILLA, Francisco Javier Murillo (Coord.). Miradas que educan: diálogos sobre educación y justicia social. [s.l.]: Zambra, 2021. p. 13-23.
TORRECILLA, Francisco Javier Murillo. Una Dirección Escolar para el cambio: del Liderazgo Transformacional al Liderazgo Distribuido. REICE - Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madrid, v. 4, n. 4, p. 11-24, 2006.
TORECILLA, Francisco Javier Murillo; MARTÍNEZ-GARRIDO, Cynthia; GRAÑA, Raquel. Segregación Escolar por Nivel Socioeconómico en Educación Primaria en América Latina y el Caribe. REICE - Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, Madrid, v. 21, n. 1, p. 87-117, 2022.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico. 16. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2019.
VIANNA, Heraldo Marelim. Avaliação educacional: uma perspectiva histórica. Estudos em avaliação educacional, São Paulo, v. 25, n. 60, dez. 2014. https://publicacoes.fcc.org.br/eae/issue/view/307
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alessandra Cristina Matheus de Paiva-Pereira , Marco Wandercil, Paulo Sérgio Garcia , Luís Lopes Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.