A construção histórica e social da infância: um diálogo entre alguns dos principais pesquisadores contemporâneos que estudam temas relacionados à cultura das crianças e à/s infância/s

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1743

Palavras-chave:

práticas pedagógicas, protagonismo, sociologia da infância, diálogo

Resumo

Esta pesquisa teórico-bibliográfica busca identificar os recentes estudos sobre o universo infantil e ilustra como compreendê-lo a partir da construção histórica e social. Permeia uma pesquisa a partir do Grupo de Estudo e Pesquisa Crianças e Infâncias (GEPCI), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – Campus Aquidauana (UFMS/CPAQ). Orienta-se na perspectiva da história social da infância e da criança, em que o foco se entrelaça na preocupação e necessidade de investigar a origem dos conceitos, levando-se em conta o contexto, a produção e suas relações sociais, bem como um panorama das concepções dos principais pesquisadores que estudam temas relacionados à cultura das crianças e à/s infância/s, como: Manuel Sarmento (2004), Alan Prout (2010), Willian Corsaro (2011), Régine Sirota (2006) e Jens Qvortup (2011). Dessa forma, o registro em questão sublinha o que pensam tais pesquisadores e como estão, para a sociedade, os estudos da criança, sobretudo a sociologia da infância. Para efeito de investigação, o conjunto de contribuições dos pensadores aqui reunidos expressa o vigor e o desafio de um grupo disposto a estudar a infância sob uma nova ótica: dando à criança um protagonismo inédito. Assim, este estudo é uma oportunidade para o conhecimento das perspectivas adotadas por um grupo de investigadores que têm ajudado a renovar o debate nas ciências sociais e humanas de nosso tempo e que, de alguma forma, sejam capazes de sublinhar novas investigações e instigar práticas pedagógicas mais sensíveis e respeitosas às possibilidades e aos direitos das crianças.

Biografia do Autor

Camila Ferreira da Silva , Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Brasil

Acadêmica do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Aquidauana, bolsista do Programa Institucional de Bolsa para Iniciação Científica (PIBIC/UFMS) e membro do Grupo de Estudo e Pesquisa Crianças e Infâncias (GEPCI).

Janaina Nogueira Maia, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Aquidauana, Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (PPGE/UCDB) – Estágio Avançado de Doutoramento em Estudos da Criança(s), Universidade do Minho, Braga, Portugal. Mestra em Educação pela UCDB. Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Estácio de Sá. Graduada em Pedagogia pela UCDB. Professora efetiva na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPAQ).

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Silva , C. F. da ., & Maia, J. N. . (2023). A construção histórica e social da infância: um diálogo entre alguns dos principais pesquisadores contemporâneos que estudam temas relacionados à cultura das crianças e à/s infância/s: . Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(64), 49–68. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1743