Educador social eu sou: quem eu era e no que me tornei, como e com quem...
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1573Palavras-chave:
hermenêutica, autoformação e heteroformação, autobiografiaResumo
Este texto resulta da análise dos primeiros dados recolhidos no âmbito de um projeto maior que dá pelo nome de “Educadores sociais em Portugal: quem são, onde estão e o que fazem? Identidades e transformações”. Os seus autores estão ligados ao desenvolvimento da educação/pedagogia social em Portugal e dos seus profissionais, os educadores sociais, que têm acompanhado em formações de licenciatura, mestrado e doutorado, em estágios em diversas instituições socioeducativas, de reinserção social, de acolhimento familiar, e em escolas, que assumem que a educação começa fora da escola, passa por ela e estende-se para além dela. O educador social é, assim, um mediador intercultural, um mediador socioeducativo, um construtor de pontes entre culturas, pessoas, grupos e comunidades, que tem formação académica para o efeito, mas que, como aqui pretendemos apontar, nas palavras dos sujeitos escutados, tem momentos marcantes que só ele pode assinalar, momentos formativos que considera significativos na sua história de vida para chegar a ser o profissional que é.
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