v. 27, n. 59, jan./abr. 2022

					Visualizar v. 27, n. 59, jan./abr. 2022
Publicado: 2022-05-20
  • Editorial

    1-2
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1681

Dossiê: Que didática para a escola de hoje?

  • Apresentação do dossiê: "Que didática para a escola de hoje?"

    Ivan Fortunato, Osmar Hélio Araújo, Francisco Imbernón
    3-8
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1650
  • O que é didática hoje? A didática como meio de transformação educacional e social

    Francisco Imbernón
    9-16
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1610
  • As pesquisas sobre a sala de aula no campo da Didática: as temáticas de pesquisa nos artigos científicos

    Giovanna Ofretorio de Oliveira Martin Franchi, Márcia de Souza Hobold
    17-37
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1615
  • Tecnologias na mediação do trabalho pedagógico: uma nova perspectiva didática?

    Joana Peixoto
    39-60
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1586
  • A Didática e os desafios da formação do professor-pesquisador no contexto do mestrado profissional

    Elisangela André da Silva Costa, Jeane Dantas, Bruno Miranda Freitas
    61-77
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1616
  • Estágio-docência: experiência potencializadora da formação

    Filomena Arruda Monteiro, Gleciane Oliveira Freitas, Josué Javier Cruz Escoto
    79-96
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1609
  • Conscientização-Consciência freiriana na sala de aula mente-espírito como uma escola hoje

    Milagros Elena Rodriguez
    97-118
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1605
  • Ser Profesor y los significados de la Didáctica a través de la triple lección: renacimiento, conocimiento, compasión

    Ivan Fortunato, Osmar Hélio Araújo, Emerson Augusto de Medeiros
    119-136
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1677
  • Ser Professor e os sentidos da Didática por meio da lição tríplice: renascimento, conhecimento, compaixão

    Ivan Fortunato, Osmar Hélio Araújo, Emerson Augusto de Medeiros
    137-153
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1607

Artigos

  • Direito à educação infantil: proteção legal, coletiva e individual

    Nádia Bigarella, Ana Paula Gaspar Melim
    155-171
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1638
  • Quando os avós administram os deveres escolares: práticas educativas de avós cuidadores dos netos

    Denise Costa Rosa, Tatiane Kelly Pinto de Carvalho, Rosa Coutrim
    173-191
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1546
  • Os números e o Sistema de Numeração Decimal: avaliação diagnóstica de estudantes da educação básica

    Mônica Silva, Maria Alzira de Almeida Pimenta
    193-217
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1630
  • A Base Nacional Comum Curricular dialoga (ou não) com o princípio da gestão democrática do ensino?

    Rita Schane, Sandra Regina Bernardes de Oliveira Rosa, Sirley Terezinha Filipak
    219-240
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1568
  • Percepções sobre a prática docente após a formação continuada de professores alfabetizadores, no âmbito do PNAIC

    Lucia Uczak, Dinora Tereza Zucchetti, Andresa Tais da Silva
    241-260
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1523
  • Experiências de “camuflagem” de gênero: pessoas trans e o uso do nome social em uma universidade pública no Centro-Oeste brasileiro

    Adriana Cristiane Lopes Lino, Tiago Duque
    261-283
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1578
  • Experiências de portefólios digitais no ensino superior: perspetivas de professores e estudantes

    Ana Luisa Oliveira Pires, Maria Rosário Rodrigues
    285-300
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1566
  • A produção do conhecimento sobre formação de professores indígenas e licenciatura intercultural

    Fernando Schlindwein Santino, Leny Rodrigues Martins Teixeira
    301-324
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1517