Dimensão pedagógica da Gestão Escolar: planejamento, avaliação e prática do currículo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1671

Palavras-chave:

Gestão Escolar, Políticas curriculares, Base Nacional Comum Curricular

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da relação gestão escolar-currículo, a partir do olhar de gestores de escolas públicas de uma rede municipal de ensino da região metropolitana do Recife, PE. Situamos o planejamento, a avaliação e a prática do currículo como eixos da atuação da gestão escolar, numa perspectiva que considera a dimensão pedagógica como centro do trabalho do gestor ou da gestora. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual adotamos a abordagem metodológica da pesquisa-ação. Com isso, temos o propósito de investigar de que maneira a dimensão pedagógica pode ser potencializada por meio da implementação do currículo na escola. Constatamos elementos que apontam o campo semântico do conceito de currículo, contextos de atuação da política educacional em curso e as especificidades dos papéis de cada segmento envolvido nas práticas curriculares desenvolvidas na escola.

Biografia do Autor

Doriele Silva de Andrade Costa Duvernoy, Universidade de Pernambuco (UPE)

Doutora em Educação por Univerisité Lumière Lyon 2. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco (UPE).

Lyza Gennifer Moreira de Barros, Universidade de Pernambuco (UPE)

Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE). Docente e coordenadora pedagógica na rede de ensino de Olinda, PE. 

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Duvernoy, D. S. de A. C. ., & Barros, L. G. M. de. (2022). Dimensão pedagógica da Gestão Escolar: planejamento, avaliação e prática do currículo. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(61), 325–247. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1671