Os pássaros nunca retornam aos fios da mesma maneira: uma problematização para o currículo e a formação docente a partir do signo da música
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1590Palavras-chave:
educação a distância, formação docente, aprendizagem inventiva, redes de conversações, signos artísticosResumo
Este artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla realizada com professores participantes do Curso de Especialização “Matemática na Prática”, ofertado pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Busca, por meio da música, compor com o currículo uma potência afirmativa. Problematiza as experiências aprendentes, criativas e inventivas que ocorrem em ambientes de formação a distância de professores ofertadas pela Universidade Aberta do Brasil (UAB). Tem a cartografia como inspiração metodológica, apostando em redes de conversações cujos registros foram produzidos no desenrolar das conversas, engendrando-as com a problemática da investigação. Utiliza o conceito de ritornelo criado e/ou deslocado por Deleuze e Deleuze e Guattari, o qual ajudou a pensar a formação docente a distância como espaço de criação e de aprendizagens agenciadas pelo afeto, e não apenas pela prescrição, pelo engessamento e pelo template. Busca articular a perspectiva das redes de conversações ampliadas para as redes de conectividades virtuais como produtoras de encontros, conversas, afetos/afecções de alegria e conhecimento. Conclui que a força da formação docente a distância pode ser espaço potente de criação, encontros e aprendizagens inventivas.
Referências
FRANÇA, V. Foto de pássaros no fio publicada pelo ‘Estado’ vira música – publicitário e músico, Jarbas Agnelli visualizou partitura na imagem captada pelo fotógrafo Paulo Pinto. Estadão, São Paulo, em 2 set. 2009. Entrevista concedida por Jarbas Agnelli. Disponível em: https://sao-paulo.estadao.com.br/noticias/geral, foto-de-passaros-no-fio-publicada-no-estado-vira-musica, 428209. Acesso em: 14 abr. 2019
RCLM TV. Reclame: birds on the wires de Jarbas Agnelli da AD Studio. Entrevista concedida pelo publicitário ao programa de TV Reclame, 2009b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=16US8Z447LE. Acesso em: 14 abr. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. Brasília-DF: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/legislacao/refead1.pdf. Acesso em: 28 dez. 2017.
DELEUZE, G. Espinosa: filosofia prática. São Paulo: Escuta, 2002b
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 1997. (Coleção Trans, v. 4.)
FERRAZ, S. Livro das sonoridades: notas dispersas sobre composição. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2018.
MARQUES, D. Entre literatura, cinema e filosofia: Miguilim das telas. 2013. Tese (Doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, 2013.
ROLNIK, S. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. São Paulo: Estação Liberdade, 1989.
SANTOS, A. dos. A geofilosofia de Deleuze e Guattari. Tese (Doutorado em Filosofia) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
TRINDADE, R. Deleuze e Gattari: Ritornelo e o jazz. Razão Inadequada, [s.l.], 2017. Disponível em: https://razaoinadequada.com/2017/03/12/deleuze-ritornelo-e-o-jazz/. Acesso em: 16 jul. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.