El proceso de inclusión en la educación en el contexto de la pandemia: desafíos de la formación del profesorado en una perspectiva inclusiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1632

Palabras clave:

formación docente, inclusión en la educación, pandemia

Resumen

En este artículo, buscamos reflexionar sobre el proceso de inclusión en la educación en el contexto de la pandemia, cuestionando el rol de la universidad frente a los desafíos de la formación docente en una perspectiva inclusiva. La pandemia nos obligó a adoptar el aprendizaje remoto de emergencia como estrategia principal. Esta estrategia traspuso al entorno virtual los desafíos que se enfrentan en los espacios presenciales en cuanto a la inclusión y accesibilidad de personas que, por tener una discapacidad u otra necesidad educativa especial, enfrentan barreras de aprendizaje y participación. Creemos que no podemos avanzar sin tener en cuenta las consecuencias que nos ha traído la enseñanza a distancia. Así, en este artículo nos interesa centrarnos en cómo se potenciaron los procesos de exclusión de aquellos estudiantes que, aún en la enseñanza presencial, ya enfrentaban barreras para el aprendizaje y la participación, ya sea por las metodologías de enseñanza, o por de la organización curricular, la evaluación, el desconocimiento de los docentes para dar respuesta a las necesidades educativas especiales de los alumnos y la organización de los espacios y tiempos escolares. La realidad que se impuso en este momento, sumada a la historia de la formación docente en Brasil, nos mostró la urgencia de la universidad para promover y recrear propuestas formativas que aborden los temas que atraviesan el proceso de inclusión en la educación. Como demostramos en el texto, la extensión universitaria, a través de la metodología colaborativa, puede ser un espacio rico para pensar en otras posibilidades de enseñanza y aprendizaje.

Biografía del autor/a

Elita Martins, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Doutora e mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Educacional Rosemar Pimentel (FERP). Graduada em Pedagogia pela UFJF. Professora Adjunta da Faculdade de Educação na UFJF, atuando na disciplina de Políticas Públicas e Gestão escolar.

Katiuscia Cristina Vargas Antunes, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Doutora e mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Licenciada e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora do Departamento de Educação da Faculdade de Educação da UFJF; professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/FACED/UFJF) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP/CAED/UFJF); e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade (NEPED) da UFJF. Líder do Grupo de Pesquisa Culturas, Políticas e Práticas de Inclusão em Educação. Coordena, ainda, o Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da UFJF.

Mylene Cristina Santiago, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, é professora do Departamento de Educação e vice-coordenadora do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, inclusão em educação, currículo e atendimento educacional especializado. 

Citas

AGUIAR, Fabiano Sales de. Educação pública em tempos de pandemia: um estudo de caso sobre a produção e divulgação de aulas em diferentes mídias. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA, 5., São Carlos. Anais [...]. 2020. São Carlos: UFSCar, 2020.

ALVES, Maria Teresa Gonzaga; FERRÃO, Maria Eugénia. Uma década da Prova Brasil: evolução do desempenho e aprovação. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulon, n. 30, p. 1-33, dez. 2019.

BOF, Alvana Maria. Foco na aprendizagem: a evolução do aprendizado dos alunos brasileiros do ensino fundamental a partir do Plano Nacional de Educação. In: MORAES, Gustavo Henrique; ALBUQUERQUE, Ana Elizabeth (Org.). Cadernos de estudos e pesquisas em políticas educacionais. [volume 5]. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2021.

BRASIL. Medida provisória n. 934, de 1 de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei n. 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2020a. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=MPV&numero=934&ano=2020&data=01/04/2020&ato=dffkXQ65EMZpWT225. Acesso em: 26 jun. 2023.

BRASIL. Lei n. 14.040, de 18 agosto de 2020. Estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020; e altera a Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2020b. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/norma/32560565#:~:text=Estabelece%20normas%20educacionais%20excepcionais%20a,16%20de%20junho%20de%202009. Acesso em: 26 junho 2023.

BRASIL. Resolução CNE/CP n. 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial da União: Brasília, DF, 2019.

BRASIL. Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República; Secretaria Geral; Subchefia para Assuntos Jurídicos, 2017. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-018/2017/decreto/d9057.htm. Acesso em: 26 jun. 2023.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação [CNE]. Resolução CNE/CP n. 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, DF: MEC, 2 jul. 2015. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=02/07/2015&jornal=1&pagina=8&totalArquivos=72. Acesso em: 26 jun. 2023.

COLETIVO DE ESTUDOS EM MARXISMO E EDUCAÇÃO [COLEMARX]. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Rio de Janeiro: UFRJ, 2020. Disponível em: http://www.colemarx.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Colemarx-texto cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf. Acesso em: 30 maio 2020.

FGV SOCIAL. Impactos do Covid. FGV SOCIAL [online], Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://cps.fgv.br/impactos-do-covid. Acesso em: 26 jun. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 8. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997. Disponível em: https://nepegeo.paginas.ufsc.br/files/2018/11/Paulo-Freire-Professora-sim-tia-n%C3%A3o-Cartas-a-quem-ousa-ensinar.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Informe Pesquisa: inclusão escolar em tempos de pandemia. Fundação Carlos Chagas [online], São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.fcc.org.br/inclusao-escolar-em-tempos-de-pandemia/. Acesso em: 20 jul. 2021.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA [INEP]. Pesquisa Resposta Educacional à Pandemia de COVID-19. Gov.br/INEP [online], Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-escolar/pesquisas-suplementares/pesquisa-resposta-educacional-a-pandemia-de-covid-19. Acesso em: 26 jun. 2023.

LIBÂNEO, José Carlos. Diretrizes curriculares da pedagogia: imprecisões teóricas e concepção estreita da formação profissional de educadores. Educação e Sociedade, Campinas, v. 27, n. 96, p. 843-76, out. 2006.

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por que? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.

MELLO, Anahi Guedes de. Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 10, p. 3265-276, 2016.

NÓVOA, António; ALVIM, Yara. Covid-19 e o fim da educação 1870 – 1920 – 1970 – 2020. Revista História da Educação, São Leopoldo, v. 25, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/asphe/article/view/110616. Acesso em: 10 jun. 2021.

NÓVOA, António; ALVIM, Yara. Nothing is new, but everything has changed: a viewpoint on the future school. Prospects, [s.l.], v. 49, p. 35-41, 2020.

O EXERCÍCIO da docência no contexto de pandemia COVID-19: as vozes dos professores. Juiz de Fora: UFJF, 2023. Publicado pelo canal da Faced UFJF. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=H-nx9kaW_fw. Acesso em: 26 jun. 2023.

PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Docência no ensino superior. [Volume I]. São Paulo: Corte, 2002.

PLÁ, Sebastian. La pandemia en la escuela: entre la opresión y la esperanza. In: AGUILAR, Jesús et al. (Org.). Educación y pandemia: uma visión académica. Ciudad de México: UNAM, 2020. p. 30-8.

ROCHA, Flavia Sucheck Mateus da; LOSS, Taniele; ALMEIDA, Braian Lucas Camargo; MOTTA, Marcelo Souza; KALINKE, Marco Aurélio. O uso de tecnologias digitais no processo de ensino durante a pandemia da covid-19. Revista Interacções, [s.l.], v. 16, n. 55, 2020. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/issue/view/1115. Acesso em: 10 jul. 2021.

SANTOS, Catarina de Almeida. Educação Superior a distância no Brasil: democratização da oferta ou expansão do mercado. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, v. 34, n. 1, p. 167-88, abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.21573/vol34n12018.82470

SORDI, Maria Regina Lemes de. Por uma aprendizagem “maiúscula”: da avaliação da aprendizagem. In: DALBEN, Ângela; DINIZ, Júlio; LEAL, Leiva; SANTOS, Lucíola (Org.). Convergências e tensões no campo da formação docente. [Coleção Didática e Prática de Ensino]. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SOUSA SANTOS, Boaventura de. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020.

SOUZA, Fabiola Fleischfresser de; VALENTE, Pedro Merhy; PANNUTI, Maísa. O papel do professor de apoio na inclusão escolar. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 12., Curitiba. Anais [...]. Curitiba: PUC/PR, 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17749_7890.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA [UFJF]. UFJF apresenta resultados do Diagnóstico das Condições de Acesso Digital. UFJF Notícias [online], Juiz de Fora, 2020a. Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/2020/06/26/ufjf-apresenta-resultados-do-diagnostico-das-condicoes-de-acesso-digital/. Acesso em: 13 mar. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA [UFJF]. Núcleo de Apoio à Inclusão organiza lives sobre ensino emergencial. UFJF Notícias [online], Juiz de Fora, 2020b. Disponível em: https://www2.ufjf.br/noticias/2020/08/26/nucleo-de-apoio-a-inclusao-organiza-lives-sobre-ensino-emergencial/. Acesso em: 13 mar. 2021.

Publicado

2023-08-03

Cómo citar

Martins, E., Antunes, K. C. . V., & Santiago, M. C. (2023). El proceso de inclusión en la educación en el contexto de la pandemia: desafíos de la formación del profesorado en una perspectiva inclusiva. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(63), 243–265. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1632