v. 26, n. 58, set./dez. 2021

					Visualizar v. 26, n. 58, set./dez. 2021
Publicado: 2022-02-17
  • Editorial

    1-2
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1656

Dossiê: Currículo, resistência e criação com as artes

  • Apresentação do dossiê: A arte como ato de resistência e criação nos currículos

    Janete Magalhães Carvalho, Nilda Guimarães Alves
    3-9
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1657
  • Residências artísticas e currículo-experimentação: como podem nos ajudar a adiar o fim do mundo?

    Fabiola Fonseca, Antônio Carlos Rodrigues de Amorim
    11-31
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1592
  • Passos para acionar e efetivar um currículo-dançante

    Carla Char, Marlucy Alves Paraíso
    33-54
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1596
  • Identidade rural: discursos e imagens em pequenas localidades de Paysandú, Uruguai

    Gonzalo Vicci, Mónica Cabrera
    55-66
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1604
  • Afirmar a vida no encontro entre o cinema e uma formação de professoras

    Steferson Roseiro, Suzany Lourenço, Janete Carvalho
    67-88
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1574
  • A tarefa artística do ato de conhecer: estética, criação e reexistência em Paulo Freire

    Aristóteles de Paula Berino, Luciana Dilascio Neves, Vanessa de Andrade Lira dos Santos
    89-109
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1600
  • O encontro com os signos artísticos do cinema produzindo movimentos aberrantes nas redes de conversação com professores e professoras

    Tânia Mara Zanotti Guerra Frizzera Delboni, Carlos Pereira de Melo
    111-128
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1583
  • Infância e currículo: políticas microcurriculares para uma pedagogia da brincadeira

    Sammy Lopes
    129-143
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1595
  • Corpos sem órgãos versus cisheteronormatividade: os territórios do corpo nas artes, na sociedade e na escola

    Sabina Sebasti, Ana Gabriela da Silva Vieira , Marcio Caetano
    145-165
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1584
  • Os pássaros nunca retornam aos fios da mesma maneira: uma problematização para o currículo e a formação docente a partir do signo da música

    Nilcéa Elias Rodrigues Moreira, Jaqueline Magalhães Brum, Juliana Paoliello Sánchez Lobos, Rosane Maria Muñoz
    167-187
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1590
  • Currículo, necropolítica e política de afetos: o espaço-tempo do Projeto Africanidades

    Luciane dos Santos Silva
    189-210
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1598
  • Devir estético da docência da educação infantil

    Ana Paula Holzmeister, Camilla Gonçalves
    211-223
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1606
  • A arte na cena da pandemia

    Márcia Costa Rodrigues, Lúcia Teresa Romanholli, Cláudia Regina Ribeiro Pinheiro das Chagas
    225-244
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1597
  • Perfuratividades: máquinas de guerra sonora e táticas curriculantes com o funk em um cotidiano escolar

    Augusto Flávio, Rosane Meire de Vieira de Jesus
    245-264
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1580
  • Criações e usos das Artes como tecelãs de “conhecimentossignificações” curriculares

    Noale Toja, Rafaela Rodrigues da Conceição, Talita Malheiros
    265-284
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1603
  • A energia criativa em favor da educação: tecnologia e arte para a disrupção curricular

    Rosimari Ruy, Francisco Rolfsen Belda, Vitor Machado
    285-304
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1577
  • O outro mente? Ou de outro modo? Verdades e mentiras do pedagógico

    Loïc Chalmel
    305-321
    DOI: https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1620

Artigos