O que é didática hoje? A didática como meio de transformação educacional e social
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1610Palavras-chave:
educação, distância, ensinoResumo
Neste ensaio, o autor resgata o sentido histórico da didática e o atualiza no contexto educativo, entendendo que a finalidade da didática, nessa perspectiva, é a compreensão do mundo, como meio para alcançar a transformação educacional e social.
Referências
CARR, W; KEMMIS, S. Teoría crítica de la enseñanza. Barcelona: Martínez Roca, 1988.
CONTRERAS, J. Enseñanza, currículum y profesorado: Introducción crítica a la didáctica. Madrid: Akal, 1990.
ALCARAZ, F. D. Didáctica y currículum: un enfoque constructivista. Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha: Cuenca, 2002.
ELLIOTT, J. El cambio educativo desde la investigación acción. Madrid: Morata, 1993.
FREIRE, P. Pedagogía de la autonomía. México DF: Siglo XXI, 1997
GRUNDY, S. Producto o praxis del currículum. Madrid: Morata, 1991.
KANT, I. Teoría y práctica. Madrid: Tecnos, 2006.
SCHÖN, D. La formación de profesionales reflexivos. Madrid: Paidós/MEC, 1992.
STENHOUSE, L. Investigación y desarrollo del currículum. Madrid: Morata, 1984.
TRAVERSO, C. V. Modelos de didáctica: un análisis desde la dialogicidad. Acción pedagógica, n. 22, p. 68-80, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.