Uma formação para EJA sobre educação financeira aportada na Etnomatemática e na Teoria da Aprendizagem Significativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1792

Palavras-chave:

Etnomatemática, Aprendizagem Significativa ausubeliana, Educação de Jovens e Adultos

Resumo

O artigo em questão é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Pernambuco (UPE), cujo intuito é a preparação de professores na criação de caminhos para intervenção na Educação de Jovens e Adultos. Neste estudo, além de uma fundamentação adequada em termos do objeto matemático de ensino, preconiza-se que o professor precisa ter o seu fazer docente aportado nos referenciais epistemológico e pedagógico, os quais só foram definidos após a análise das percepções de um grupo de seis professores que atuam nessa modalidade de ensino. O levantamento das compreensões dos professores sobre suas práticas docentes foi realizado por meio de um questionário diagnóstico e da elaboração/entrega de um plano de aula sobre Juros Simples na perspectiva de uma Educação Financeira. O propósito de modificar a realidade educacional a partir do olhar que os envolvidos têm sobre suas ações/interações remete a uma natureza investigativa de cunho qualitativo, no viés da pesquisa-ação. Como resultado, indica-se que uma formação pautada epistemologicamente na Etnomatemática e pedagogicamente no marco ausubeliano atenderia às necessidades dos participantes, corroborando a premissa inicial, trazida neste estudo, de aportar o fazer docente nos enfoques teóricos matemático, epistemológico e pedagógico.

Biografia do Autor

Wanderson Felix Viana, Universidade de Pernambuco (UPE), Nazaré da Mata, Pernambuco, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE) –  Campus Mata Norte. Especialista em Metodologia do Ensino a Distância pela UNINASSAU. Especialista em Gestão Educacional pela Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Graduação em Pedagogia pela FAFIRE. Atualmente, é professor em tempo integral no Ensino Fundamental Anos Iniciais na Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, PE, e professor executor de EAD do curso de Pedagogia Digital do Grupo Ser Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, no Ensino Fundamental I, nas temáticas da Etnomatemátia e da Teoria da Aprendizagem Significativa.

José Roberto da Silva, Universidade de Pernambuco (UPE), Nazaré da Mata, Pernambuco, Brasil.

Doutorado em Enseñanza de las Ciencias pela Universidad de Burgos (UBU), Burgos, España, com tema relacionado à área de formação de professores. Mestrado em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com tema em Educação Matemática relacionado à Etnomatemática. Graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (UPE). Pesquisador líder do Grupo de Ensino das Ciências e Matemática (GECM/UPE) da UPE. É parecerista ad hoc de alguns periódicos nacionais e internacionais de Ensino de Ciências e de Educação Matemática.

Maria Aparecida da Silva Rufino, Universidade de Pernambuco (UPE), Nazaré da Mata, Pernambuco, Brasil.

Doutorado en Enseñanza de las Ciencias – Didácticas Especificas, por el Programa Internacional de Doctorado en Enseñanza de las Ciencias (PIDEC), da Universidad de Burgos, España. Graduada em Licenciatura em Ciências e Matemática pela Universidade de Pernambuco (UPE). Pesquisadora e colaboradora do Grupo de Ensino das Ciências e Matemática da Universidade de Pernambuco (GECM/UPE). Professora adjunta da UPE, atuando como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Campus Mata Norte (CMN), no Mestrado Profissional em Rede em Educação Inclusiva (PROFEI) e na Graduação de Matemática do CMN. Atualmente, é coordenadora de Estágios Supervisionados do Curso de Matemática do CMN.

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Publicado

2023-12-15

Como Citar

Viana, W. F., Silva, J. R. da, & Rufino, M. A. da S. (2023). Uma formação para EJA sobre educação financeira aportada na Etnomatemática e na Teoria da Aprendizagem Significativa. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(64), 267–288. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1792