What is didactics today? Didactics as a means for educational and social transformation
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v27i59.1610Keywords:
education, didactics, teachingAbstract
In this essay, the author recovers the historical meaning of didactics and updates it today, understanding that the purpose of didactics from this perspective is to understand the world to achieve educational and social transformation.
References
CARR, W; KEMMIS, S. Teoría crítica de la enseñanza. Barcelona: Martínez Roca, 1988.
CONTRERAS, J. Enseñanza, currículum y profesorado: Introducción crítica a la didáctica. Madrid: Akal, 1990.
ALCARAZ, F. D. Didáctica y currículum: un enfoque constructivista. Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha: Cuenca, 2002.
ELLIOTT, J. El cambio educativo desde la investigación acción. Madrid: Morata, 1993.
FREIRE, P. Pedagogía de la autonomía. México DF: Siglo XXI, 1997
GRUNDY, S. Producto o praxis del currículum. Madrid: Morata, 1991.
KANT, I. Teoría y práctica. Madrid: Tecnos, 2006.
SCHÖN, D. La formación de profesionales reflexivos. Madrid: Paidós/MEC, 1992.
STENHOUSE, L. Investigación y desarrollo del currículum. Madrid: Morata, 1984.
TRAVERSO, C. V. Modelos de didáctica: un análisis desde la dialogicidad. Acción pedagógica, n. 22, p. 68-80, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.