Educação para a sustentabilidade: entre a vida na escola e a escola da vida

Autores

  • Ricardo Vieira Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS.IPLeiria); Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA.IPLeiria), Leiria, Portugal. https://orcid.org/0000-0003-1529-1296
  • Ana Maria Vieira Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS.IPLeiria); Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA.IPLeiria), Leiria, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-3976-6359
  • José Carlos Marques Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS.IPLeiria); Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA.IPLeiria), Leiria, Portugal. https://orcid.org/0000-0002-4690-5943

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1555

Palavras-chave:

Sustentabilidade, objetivos de desenvolvimento sustentável, educação para a sustentabilidade

Resumo

Neste texto, apresentamos alguns dados de uma investigação em curso cujo objetivo principal passa por entender as perceções e práticas que pessoas de várias faixas etárias possuem relativamente a questões de sustentabilidade. Desenvolvemos, inicialmente, uma abordagem teórica sobre a sustentabilidade no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas (CONSELHO EMPRESARIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL [BCSD], 2021). Em termos empíricos, entrevistámos quatro sujeitos com as seguintes idades: 15, 22, 61 e 70 anos. Posteriormente à transcrição das entrevistas, fizemos uma análise comparativa das vozes captadas a propósito da importância que atribuem às práticas de sustentabilidade. Tentamos, assim, perceber de que forma a idade e o contexto sociocultural dessas pessoas influenciam as práticas e perceções que elas possuem sobre o tema da sustentabilidade.

Biografia do Autor

Ricardo Vieira , Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS.IPLeiria); Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA.IPLeiria), Leiria, Portugal.

Agregado em Antropologia da Educação; pós-doutor em Serviço Social; e doutor em Antropologia Social pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Mestre em Antropologia Cultural e Social; mestre em Sociologia da Cultura; e licenciado em Antropologia pela Universidade Nova de Lisboa. Atualmente é professor coordenador principal no instituto Politécnico de Leiria e Investigador Integrado do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, polo de Leiria (CICS.NOVA.IPLeiria). 

Ana Maria Vieira , Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS.IPLeiria); Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA.IPLeiria), Leiria, Portugal.

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Mestre em História e Problemas Actuais da Educação pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Licenciada em Ensino Básico, variante de Matemática e Ciências da Natureza, pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, Instituto Politécnico de Leiria. Atualmente é professora adjunta no INSTITUTO Politécnico de Leiria. É coordenadora e investigadora integrada do centro interdisciplinar de ciências sociais da Universidade Nova de Lisboa, polo de Leiria (CICS.NOVA.IPLeiria).

José Carlos Marques, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Leiria (ESECS.IPLeiria); Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa (CICS.NOVA.IPLeiria), Leiria, Portugal.

Agregado em Sociologia pela Universidade Nova de Lisboa. Doutor em Sociologia; mestre em Sociologia; e licenciado em Economia pela Universidade de Coimbra. Licenciado em Sociologia pela Universidade de Évora. Atualmente é professor coordenador principal no Instituto Politécnico de Leiria. Investigador integrado do Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra e do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade Nova de Lisboa, Polo de Leiria (CICS.NOVA.IPLeiria).

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Publicado

2021-10-18

Como Citar

Vieira , R. ., Vieira , A. M. ., & Marques, J. C. (2021). Educação para a sustentabilidade: entre a vida na escola e a escola da vida. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 26(57), 5–23. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1555

Edição

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Artigos