Educación para la sostenibilidad: entre la vida escolar y la escuela de la vida
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1555Palabras clave:
sostenibilidad, objetivos de desarrollo sostenible, educación para la sostenibilidadResumen
En este texto, presentamos algunos datos de una investigación en curso cuyo principal objetivo es comprender las percepciones y prácticas que tienen las personas de diversos grupos de edad sobre los temas de sustentabilidad. Inicialmente, desarrollamos un enfoque teórico de la sostenibilidad dentro del alcance de los Objetivos de Desarrollo Sostenible (ODS) de las Naciones Unidas (CONSELHO EMPRESARIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL [BCSD], 2021). En términos empíricos, entrevistamos a cuatro sujetos con las siguientes edades: 15, 22, 61 y 70 años. Luego de la transcripción de las entrevistas, realizamos un análisis comparativo de las voces captadas sobre la importancia que le dan a las prácticas de sustentabilidad. Así, tratamos de comprender cómo la edad y el contexto sociocultural de estas personas influyen en sus prácticas y percepciones sobre el tema de la sostenibilidad.
Citas
BAKER, S. Sustainable development. London: Routledge, 2006.
BURGUESS, R. A pesquisa de terreno: uma introdução. Oeiras: Celta Editora, 1997.
CONSELHO EMPRESARIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL [BCSD]. Objetivos de desenvolvimento sustentável e o BCSD Portugal. ODS, Lisboa, 2021. Disponível em: https://www.ods.pt. Acesso em: 27 fev. 2021.
CRUTZEN, P. J.; STOERMER, E. F. The “anthropocene”. Global Change NewsLetter, Stockholm, n. 41, p. 17-8, 2000.
DELORS, J. (Org.). Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da comissão internacional sobre educação para o século XXI. Porto: Edições ASA, 1996.
DU PISANI, J. A. Sustainable development: historical roots of the concept. Environmental Sciences, [s.l.], v. 3, n. 2, p. 83-96, 2006.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA [UNICEF]. Objetivos de desenvolvimento sustentável: ainda é possível mudar 2030. Unicef, [s.l.], [s.d.]. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 27 fev. 2021.
MALTHUS, T. R. An essay on the principle of population as it affects the future improvement of society, with remarks on the speculations of Mr Godwin, M. Condorcet, and other writers. London: J. Johson, 1798.
SCHMIDT, L.; GUERRA, J. Do ambiente ao desenvolvimento sustentável: contextos e protagonistas da educação ambiental em Portugal. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 25, n. 25, p. 193-21, 2013.
SCHMIDT, L.; NAVE, J. G.; GUERRA, J. Educação ambiental: balanço e perspectivas para uma agenda mais sustentável. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2010.
SUA PESQUISA. Sustentabilidade: saiba o que é sustentabilidade, conceito, desenvolvimento sustentável e gestão sustentável. Sua Pesquisa, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm. Acesso em: 27 fev. 2021.
TILBURY, D. Rising to the challenge: education for sustainability in Australia. Australian Journal of Environmental Education, Gold Coast, v. 20, n. 2, p. 103-14, 2004.
UNITED NATIONS [UN]. World Commission on Environment and Development. Report of the world commission on environment and development: our common future. [s.l.]: 1987. Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/5987our-common-future.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.