Projeto social na área do esporte: acompanhamento de uma experiência extensionista
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1531Palavras-chave:
projeto social, pesquisa extensionista, satisfação dos participantesResumo
Este trabalho, financiado pelo Ministério da Cidadania e pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), apresenta a experiência de pesquisa extensionista desenvolvida no acompanhamento do Projeto Cidadania em Ação, na área da Educação. O objetivo da pesquisa extensionista foi acompanhar, de forma participante, o oferecimento de esporte na faixa etária dos 6 aos 14 anos. A metodologia, de orientação qualitativa, envolveu observação participante, entrevistas e questionários. Para desenvolvimento do trabalho, foram acompanhados três núcleos do projeto, na cidade do Rio de Janeiro, que atendiam prioritariamente a faixa etária foco do estudo. Este artigo apresenta a avaliação dos participantes sobre o desenvolvimento das ações. O estudo indica aspectos em que o Projeto atende às proposições iniciais, em sua ação educativa e de integração entre os participantes, assim como limites, indicados pelos participantes, no que se refere principalmente aos materiais disponibilizados.
Referências
CARMO, Michelly Eustáquia; GUIZARDI, Francini Lube. O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 34, n. 3, e00101417, 2018. p. 1-14. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-311X2018000303001&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 mar. 2020.
CORREIA, Marcos M. Projetos sociais em educação física, esporte e lazer: reflexões e considerações para uma gestão socialmente comprometida. Revista Eletrônica da Escola de Educação Física e Desportos – UFRJ, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, jan./jun. 2008, p. 114-27.
FETZNER, Andréa R.; CARVALHO JR., Arlindo Fernando P.; SANTOS, Laís C. Relatório final de cumprimento de objeto – Projeto Cidadania em Ação/Área da Educação. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2019. 8 p.
FETZNER, Andréa R. Proposta de Trabalho Área da Educação ao Projeto Cidadania em Ação. Apresentada ao Edital n. 09/2018 – Processo de seleção de bolsistas extensionistas para atuarem no Projeto Cidadania em Ação. Np. 2018. 3 p.
FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 7. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
HECKTHEUER, Luiz Felipe A.; SILVA, Méri Rosane S. Projetos Sociais Esportivos: Vulnerabilização e Governo. Movimento, Rio Grande do Sul, v. 17, n. 3, p. 115-32, 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO [UNIRIO]. Pró-Reitoria de Extensão. Proposta de Trabalho Projeto Cidadania em Ação. Anexo IV. Np. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2018.
UOL ECONOMIA. Renda do 1% mais rico é 34 vezes maior que da metade mais pobre, diz IBGE. Portal de notícias UOL, 2108. Abr. 2018. Disponível em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2018/04/11/concentracao-renda-ibge.httm Acesso em: 2 nov. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.