Professores de Educação Infantil: dilemas, sucessos e vivências
DOI:
https://doi.org/10.20435/231819822016108Palabras clave:
educação infantil, trajetória profissional, políticas públicas.Resumen
O cenário brasileiro apresenta uma crescente demanda pela educação infantil em todas as camadas sociais, e as vivências na infância ganham importância. Diante dessa complexidade, este artigo tem como objetivo desvelar as trajetórias profissionais e pessoais dos professores ante os dilemas, sucessos e experiências que se apresentam em seu ambiente de trabalho e, de forma direta ou indireta, interferem em seu trabalho educativo e nas formas de conceber a profissão docente. Para tanto, realizaram-se entrevistas com sete professoras que atuam em uma escola de educação infantil da rede municipal de ensino de São José dos Campos, SP. Constatou-se que os professores sentem-se realizados em muitos momentos de sua prática educativa, o que se revela em pequenos detalhes, geralmente relacionados aos avanços no desenvolvimento dos alunos. Por outro lado, destacam como empecilhos as condições existentes para desenvolver seu trabalho, o início da carreira e as relações com outros profissionais e familiares das crianças, o que comumente é permeado por conflitos e desencontros.
Citas
BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Tradução Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre, RS: Artmed, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. 1998.
CERISARA, Ana Beatriz. Educar e cuidar: por onde anda a educação infantil? Perspectiva, Florianópolis, v. 17, n. especial, p. 11-21, jul./dez. 1999.
CODO, Wanderley (Org.). Educação: carinho e trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
KISHIMOTO, Tizuko. A Pré-Escola na República. Revista Pró-Posições, v. 3, p. 55-56, 1990.
SANTOS NETO, Elydio. Educação e complexidade. São Paulo: Salesiana, 2002.
SARTI, Cynthia A. Família e individualidade: um problema moderno. In: CARVALHO, Maria do Carmo Brant (Org.). A família contemporânea em debate. São Paulo: EDUC/Cortez, 1995.
SZYMANSKI, Heloísa. Teoria e “teorias” de famílias. In: CARVALHO, Maria do Carmo Brant (Org.). A família contemporânea em debate. São Paulo: EDUC/Cortez, 1995.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.