Políticas curriculares de Educação Infantil: é possível falar de diferenças?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1635

Palavras-chave:

Educação Infantil, currículo, diferenças

Resumo

Discutir currículo na Educação Infantil implica, acima de tudo, pensar o que é ser criança, o que significa esse tempo da vida em uma sociedade marcada por desigualdades sociais. É refletir sobre quais bases teóricas estão pautadas as orientações curriculares para a Educação Infantil e se estas levam em conta a diversidade dos grupos infantis. O presente estudo toma como referência as teorias pós-críticas de currículo, as políticas púbicas e curriculares para a Educação Infantil e a sociologia da infância. A partir de uma abordagem metodológica qualitativa, busca analisar as diferenças que se expressam por meio da classe social, do pertencimento étnico-racial, de gênero, cultura, entre outros, que estão devidamente referenciadas e contempladas nas orientações curriculares para a Educação Infantil, especialmente nos documentos: Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil; e Base Nacional Comum Curricular. Os resultados indicam que uma proposta de educação emancipatória para a primeira infância se mostra ameaçada quando as políticas uniformizam cada vez mais as orientações curriculares e caminham em uma perspectiva de exclusão da diversidade, do silenciamento das diferenças, o que representa um retrocesso às conquistas sociais e aos direitos das crianças.

Biografia do Autor

Viviane Drumond, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Educação e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Professora do Departamento de Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Desenvolve pesquisas e estudos sobre a Educação Infantil nas relações com os estudos sobre: formação de professores, estágio supervisionado no curso de Pedagogia, políticas públicas, gênero e infância.

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Publicado

2022-12-22

Como Citar

Drumond, V. (2022). Políticas curriculares de Educação Infantil: é possível falar de diferenças?. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 27(61), 349–368. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v27i61.1635