Educação para a sustentabilidade: entre a vida na escola e a escola da vida
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i57.1555Palavras-chave:
Sustentabilidade, objetivos de desenvolvimento sustentável, educação para a sustentabilidadeResumo
Neste texto, apresentamos alguns dados de uma investigação em curso cujo objetivo principal passa por entender as perceções e práticas que pessoas de várias faixas etárias possuem relativamente a questões de sustentabilidade. Desenvolvemos, inicialmente, uma abordagem teórica sobre a sustentabilidade no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas (CONSELHO EMPRESARIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL [BCSD], 2021). Em termos empíricos, entrevistámos quatro sujeitos com as seguintes idades: 15, 22, 61 e 70 anos. Posteriormente à transcrição das entrevistas, fizemos uma análise comparativa das vozes captadas a propósito da importância que atribuem às práticas de sustentabilidade. Tentamos, assim, perceber de que forma a idade e o contexto sociocultural dessas pessoas influenciam as práticas e perceções que elas possuem sobre o tema da sustentabilidade.
Referências
BAKER, S. Sustainable development. London: Routledge, 2006.
BURGUESS, R. A pesquisa de terreno: uma introdução. Oeiras: Celta Editora, 1997.
CONSELHO EMPRESARIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL [BCSD]. Objetivos de desenvolvimento sustentável e o BCSD Portugal. ODS, Lisboa, 2021. Disponível em: https://www.ods.pt. Acesso em: 27 fev. 2021.
CRUTZEN, P. J.; STOERMER, E. F. The “anthropocene”. Global Change NewsLetter, Stockholm, n. 41, p. 17-8, 2000.
DELORS, J. (Org.). Educação, um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da comissão internacional sobre educação para o século XXI. Porto: Edições ASA, 1996.
DU PISANI, J. A. Sustainable development: historical roots of the concept. Environmental Sciences, [s.l.], v. 3, n. 2, p. 83-96, 2006.
FUNDO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA [UNICEF]. Objetivos de desenvolvimento sustentável: ainda é possível mudar 2030. Unicef, [s.l.], [s.d.]. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel. Acesso em: 27 fev. 2021.
MALTHUS, T. R. An essay on the principle of population as it affects the future improvement of society, with remarks on the speculations of Mr Godwin, M. Condorcet, and other writers. London: J. Johson, 1798.
SCHMIDT, L.; GUERRA, J. Do ambiente ao desenvolvimento sustentável: contextos e protagonistas da educação ambiental em Portugal. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 25, n. 25, p. 193-21, 2013.
SCHMIDT, L.; NAVE, J. G.; GUERRA, J. Educação ambiental: balanço e perspectivas para uma agenda mais sustentável. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2010.
SUA PESQUISA. Sustentabilidade: saiba o que é sustentabilidade, conceito, desenvolvimento sustentável e gestão sustentável. Sua Pesquisa, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/ecologiasaude/sustentabilidade.htm. Acesso em: 27 fev. 2021.
TILBURY, D. Rising to the challenge: education for sustainability in Australia. Australian Journal of Environmental Education, Gold Coast, v. 20, n. 2, p. 103-14, 2004.
UNITED NATIONS [UN]. World Commission on Environment and Development. Report of the world commission on environment and development: our common future. [s.l.]: 1987. Disponível em: https://sustainabledevelopment.un.org/content/documents/5987our-common-future.pdf. Acesso em: 18 maio 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.