Educação Superior e empregabilidade: estudo com egressos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade de Sorocaba

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1159

Palabras clave:

Egressos. Trabalho. Avaliação.

Resumen

O presente artigo apresenta o processo de criação do curso Gestão Ambiental num contexto regional e analisa os resultados de uma pesquisa empírica junto a egressos deste curso. Destaca as motivações que levaram o estudante à escolha deste tipo de curso; o acesso ao mercado de trabalho; os impactos do curso na vida pessoal; e qual avaliação ele faz do curso. Os resultados deste estudo apontam aspectos de especial relevância quanto à reformulação e gestão do curso.

Biografía del autor/a

Waldemar Marques, Universidade de Sorocaba - UNISO

Gradua do Ciências Sociais (USP) mestrado e doutrorado na área de Administração da Esducação (UNICAMP). Atuou como pesquisador na área de Educação e Saúde (SESP - Secretaria da Saúde do Estado de SP; pesquisador e coordenador de grupos de pesquisa na área de formação profissional (CENAFOR/MEC) e FDE (Fundação para o Desev. da Educação) da Secretria da Educação do Estado de São Paulo; professor da UFSCar e Coordenador acadêmico do CAMPUS Sorocaba da UFSCar; professor aposentado pela UFSCar. Área de pesquisa  atual: educação Superior. Atualmente professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISO.

Nobel Penteado Freitas, Universidade de Sorocaba - UNISO

É graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), onde também concluiu os cursos de mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal - 1992) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal -1998). Atualmente é professor titular da Universidade de Sorocaba, onde ministra aulas na graduação e pós-graduação e coordena o Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas e o Núcleo de Estudos Ambientais da Uniso.

Amanda Pires Chaves, Universidade de Sorocaba - UNISO

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho (UNESP), campus de Presidente Prudente. Especialista em Metodologia do Ensino de Educação Física pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Atualmente, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO), pesquisando principalmente os seguintes temas: Educação Superior, Docência Universitária, Educação a Distância, Formação de Professores, Educação Física.

Leo Victorino Silva, Universidade de Sorocaba - UNISO

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Sorocaba (2008), MBA em Produção e Logística (2012) e Mestrado em Educação - Linha de Pesquisa Educação Superior (2015). Doutorando em Educação (Uniso). Pesquisa Políticas Públicas Educacionais e Formação de Professores. É professor e coordena o Centro de Educação e Tecnologia da Uniso, o setor responsável pelas atividades de Educação a Distância e pelo uso de Tecnologias na Educação.

Citas

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Publicado

2018-11-09

Cómo citar

Marques, W., Freitas, N. P., Chaves, A. P., & Silva, L. V. (2018). Educação Superior e empregabilidade: estudo com egressos do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade de Sorocaba. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 23(49), 207–225. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1159

Número

Sección

Artigos