Divisão sexual do trabalho e sua relação com a ciência, tecnologia e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1776

Palavras-chave:

trabalho, educação tecnológica, divisão sexual do trabalho

Resumo

O objetivo do artigo é identificar a relação entre a ciência, a tecnologia e o trabalho no ambito da Divisão Sexual do Trabalho, com destaque para as implicações dessa relação para os campos do trabalho e da educação. O procedimento metodológico adotado foi bibliográfico, que consistiu em identificar dados e informações embasadas em literatura especializada sobre conceitos teóricos que relatam o tema. Este procedimento, ainda, assumiu uma atitude exploratória de caráter analítico e interpretativo. Por meio desse procedimento, foi possível identificar, nos âmbitos quantitativo e qualitativo, a ascensão das mulheres na carreira dentro da ciência, da tecnologia e do trabalho, mas também a forte masculinização dos cursos de tecnologia, por meio dos princípios primordiais da divisão sexual do trabalho: o da separação entre trabalho e conhecimento de acordo com o sexo e a hierarquização, em que o trabalho realizado majoritariamente pelo homem possui maior valorização social e financeira.

Biografia do Autor

Jefferson Carriello do Carmo, Universidade de Sorocaba (UNISO), Sorocaba, São Paulo, Brasil.

Pós-Doutorado em História Social do trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Educação pela UNICAMP. Mestre em Educação pela UNICAMP. Licenciado em Pedagogia pelas Faculdades Integradas Dom Aguirre. Atualmente, é professor titular e pesquisador do Programa Pós-Graduação Mestrado e Doutorado da Universidade de Sorocaba (UNISO). Editor da Revista Quaestio. Coordena o Grupo de Pesquisa Instituições Escolares: História, Trabalho e Políticas de Educação Profissional (HISTPEP/CNPq). Tem experiência na área de Educação e Trabalho, atuando nos seguintes temas: Estado e Política Educacional, Ensino Médio Integrado, Ensino Profissional e Tecnológico, Políticas de Formação, Trabalho Docente e Antonio Gramsci.

Helena Setsuko Del Mastro Espíndola , Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC), Sorocaba, São Paulo, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (UNISO). Professora da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba (FATEC). É membra do Grupo de Pesquisa Instituições Escolares: História, Trabalho e Políticas de Educação Profissional (HISTPEP/CNPq).

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Publicado

2023-08-03

Como Citar

Carmo, J. C. do, & Espíndola , H. S. D. M. (2023). Divisão sexual do trabalho e sua relação com a ciência, tecnologia e educação. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(63), 223–242. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1776