Práticas parentais e análise do comportamento: o estado do conhecimento de teses e dissertações de 2010 a 2015
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i47.1084Palavras-chave:
práticas parentais, análise do comportamento, estado do conhecimento.Resumo
Práticas parentais são estratégias de socialização utilizadas pelos pais em relação ao comportamento de seus filhos. Tais práticas podem ser positivas e favorecer o desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes, melhorar o desempenho acadêmico e promover habilidades sociais; já práticas coercitivas podem promover problemas de comportamento e até comportamento antissocial. O objetivo deste estudo foi analisar teses e dissertações que discutem o tema práticas parentais na perspectiva da Análise do Comportamento, no período de 2010 a 2015. Os descritores utilizados na busca foram “práticas parentais” e “análise do comportamento”. Entre os principais resultados, o estilo autoritativo apareceu como o estilo parental mais adequado, bem como práticas parentais como monitoria positiva e comportamento moral como as mais desejáveis ao desenvolvimento de crianças e adolescentes. A região sudeste foi a que mais produziu no período analisado (45,83% das produções) e 50% das produções apresentaram fundamentação teórica da Análise do Comportamento de forma explícita. Lacunas foram encontradas na produção de conhecimento, como a escassez de estudos longitudinais que abordem adolescentes e jovens adultos, bem como estudos que abordem a relação entre práticas parentais e educação.
Referências
ALVARENGA, P.; PICCININI, C. A. Práticas educativas maternas e indicadores do desenvolvimento social no terceiro ano de vida. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, RS, v. 22, n. 2, p. 191-9, 2009.
______. Práticas educativas maternas e problemas de comportamento em pré-escolares. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, RS, v. 14, n. 3, p. 449-60, 2001.
ALVARENGA, P.; WEBER, L. N. D.; BOLSONI-SILVA, A. T. Cuidados parentais e desenvolvimento socioemocional na infância e na adolescência: uma perspectiva analítico-comportamental. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, São Paulo, v. XVIII, n. 1, p. 4-21, 2016.
ARAÚJO, G. S. Práticas parentais alimentares e sua relação com o consumo de alimentos na infância. 2015. 158f. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana) – Faculdade de Ciências da Saúde, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, 2015.
BARBALHO, T. J. P. B. Estilos parentais em famílias de crianças abrigadas. 2011. 68f. Dissertação (Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento) – Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, 2011.
BARROS, F. A. F. Os desequilíbrios regionais da produção técnico-científica. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v. 14, n. 3, p.12-9, jul./set. 2000.
BATISTA, A. P. Construção e análise de parâmetros psicométricos do Inventário de Estilos de Liderança de Professores. 2013. 178f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, 2013.
BISCOUTO, K. D. Avaliação de um programa de intervenção em práticas educativas parentais para mães sociais. 2012. 151f. Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, 2012.
BOLSONI-SILVA, A. T.; LOUREIRO, S. R.; MARTURANO, E. M. Comportamentos internalizantes: associações com habilidades sociais, práticas educativas, recursos do ambiente familiar e depressão materna. Psico, Porto Alegre, RS, v. 47, n. 2, p. 111-20, 2016.
BOSSOLAN, R. P. História de vida, concepções sobre família, maternidade e práticas
parentais de mães atendidas pelo Judiciário por denúncia de negligência materna. 2014. 120f. Tese (Doutorado em Medicina) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Botucatu, SP, 2014.
CASSONI, C. Estilos parentais e práticas educativas parentais: revisão sistemática e crítica da literatura. 2013. 203f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2013.
CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 31, p. 7-18, jan./abr. 2006.
CIA, F.; PAMPLIM, R. C. O.; WILLIAMS, L. C. A. O impacto do envolvimento parental no desempenho acadêmico de crianças escolares. Psicologia em Estudo, Maringá, PR, v. 13, n. 2, p. 351-60, abr./jun. 2008.
CUNHA, R. S. M. T. Transmissão intergeracional de práticas relativas a estudo em famílias com estudantes no ensino básico. 2012. 223f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, 2012.
D’AVILA-BACARJI, K. M. G.; MARTURANO, E. M.; ELIAS, L. C. S. Suporte parental: um estudo sobre crianças com queixas escolares. Psicologia em Estudo, Maringá, PR, v. 10, n. 1, p. 43-55, jan./abr. 2005.
DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. Petrópolis: Vozes, 1999.
FERNANDES, F. P. Desenvolvendo um repertório comportamental Pró Saber: estudo de caso com pais de aluno que apresenta um baixo desempenho escolar. 2012. 136f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, 2012.
FERREIRA, M. C. T.; MARTURANO, E. M. Ambiente familiar e os problemas do comportamento apresentados por crianças com baixo desempenho escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, RS, v. 15, n. 1, p. 35-44, 2002.
FORTKAMP, E. H. T. Crenças e metas de socialização de pais de dois contextos urbanos brasileiros: uma análise do modelo de orientação de self. 2015. 192f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2015.
GOMIDE, P. I. C. Inventário de Estilos Parentais. Modelo teórico: manual de aplicação, apuração e interpretação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
______. Pais presentes, pais ausentes: regras e limites. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
______. Estilos parentais e comportamento anti-social. In: DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. (Org.). Habilidades sociais, desenvolvimento e aprendizagem: questões conceituais, avaliação e intervenção. Campinas, SP: Alínea, 2003.
GOMIDE, P. I. C.; SALVO, C. G.; PINHEIRO, D. P. N.; SABBAG, G. M. Correlação entre práticas educativas, depressão, estresse e habilidades sociais. Psico-USF, São Paulo, v. 10, n. 2, p. 169-78, jul./dez. 2005.
HÜBNER, M. M. Contingências e regras familiares que minimizam problemas de estudos: a família pró-saber. In: KERBAUY, R. R.; WIELENSKA, R. C. (Org.). Sobre comportamento e cognição. Santo André, SP: Arbytes, 1999.
KAISER, F. A. Treino de habilidades parentais: estudo de caso com famílias em descumprimento de condicionalidades do programa Bolsa Família. 2013. 95f. Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) – Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR, 2013.
LEME, V. B. R.; BOLSONI-SILVA, A. T. Habilidades sociais educativas parentais e comportamentos de pré-escolares. Estudos de Psicologia, Natal, RN, v. 15, n. 2, p. 161-73, maio/ago. 2010.
LEME, V. B. R. Práticas parentais e recursos do ambiente de famílias nucleares, monoparentais e recasadas e o comportamento de crianças durante a transição para o ensino fundamental. 2011. 311f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, 2011.
LINS, T. C. S. Práticas educativas maternas e problemas internalizantes em pré-escolares. 2013. 108f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2013.
MELO, H. P.; OLIVEIRA, A. B. A produção científica brasileira no feminino. Cadernos Pagu, Campinas, SP, n. 27, p. 301-31, jul./dez. 2006.
MESQUITA, M. L. G. Desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de treinamento parental para manejo de comportamentos de crianças e adolescentes com Síndrome de Prader-Willi. 2012. 221f. Tese (Doutorando em Distúrbios do Desenvolvimento) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2012.
MEYER, S. B. Análise funcional do comportamento. In: COSTA, C. E.; LUIZA, J. C.; SANT´ANNA, H. H. (Org.). Primeiros passos em análise do comportamento e cognição. Santo André, SP: ESETec, 2003.
MONTANDON, C. As práticas educativas parentais e a experiência das crianças. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 26, n. 91, p. 485-507, maio/ago. 2005.
NAVES, A. R. C. X. Relações entre a mídia e leis nas mudanças da família brasileira: uma análise comportamental da evolução de práticas culturais. 2013. 198f. Tese (Doutorado em Ciências do Comportamento) – Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF, 2013.
NUNES, C. C. Famílias de crianças em idade escolar com deficiência intelectual, dificuldades de aprendizagem ou desenvolvimento típico: comportamento, estresse materno, apoio social e percepção de impacto familiar. 2010. 122f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, 2010.
NUNES, S. A. N. Contribuições da qualidade do vínculo de apego e das práticas parentais nos problemas externalizantes e internalizantes dos filhos. 2012. 188f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2012.
OLIVEIRA, J. M. Efeitos de uma intervenção com foco nas práticas educativas parentais sobre os problemas internalizantes na infância. 2013. 119f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, 2013.
PACHECO, J; ALVARENGA, P.; REPPOLD, C.; PICCININI, C. A.; HUTZ, C. S. Estabilidade do comportamento anti-social na transição da infância para a adolescência: uma perspectiva desenvolvimentista. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, RS, v. 18, n. 1, p. 55-61, já./abr. 2005.
PASIAN, M. S. Maus-tratos infantis: o impacto da negligência no desenvolvimento psicossocial e acadêmico de crianças em fase inicial de escolarização. 2012. 144f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, SP, 2012.
PATTERSON, G.; REID, J; DISHION, T. Antisocial boys: comportamento anti-social. Tradução de A. C. Lima e G. V. M. ROCHA. Supervisão técnica de P. I. C. GOMIDE. Santo André, SP: ESETec, 2002. Originalmente publicada em 1992.
ROCHA, G. V. M. Comportamento antissocial: psicoterapia para adolescentes infratores de alto risco. Curitiba, PR: Juruá, 2012.
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, PR, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.
ROVARIS, J. A. Análise das comparações e correlações entre problemas de comportamento, práticas parentais e habilidades sociais. 2015. 122f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, SP, 2015.
SABBAG, G. M. Análise das práticas e das habilidades sociais educativas maternas na
interação com os filhos adolescentes. 2010. 160f. Dissertação (Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, SP, 2010.
SALVADOR, A. P. V. Análise da relação entre práticas educativas parentais, envolvimento com tarefas escolares, depressão e desempenho acadêmico de adolescentes. 2007. 157f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, 2007.
SALVO, C. G. Práticas educativas parentais e comportamentos de proteção e risco à saúde em adolescentes. 2010. 235f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2010.
SAMPAIO, I. T A.; GOMIDE, P. I. C. Inventário de estilos parentais (IEP) – Gomide (2006): percurso de padronização e normatização. Psicologia Argumento, Curitiba, PR, v. 25, n. 48, p. 15-26, jan./mar. 2007.
SHAFFER, D. R. Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Thomson, 2005.
SILVA, A. L. Análise do efeito de um programa de atendimento para pais sobre a responsividade parental. 2013. 130f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Paraná UFPR), Curitiba, 2013.
ULIAN, AL. L. A. O. Uma sistematização da prática do terapeuta analítico-comportamental: subsídios para a formação. 2007. 240f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2007.
WIELEWICKI, A.; GALO, A. E.; GROSSI, R. Instrumentos na prática clínica: CBCL como facilitador da análise funcional e do planejamento da intervenção. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, SP, v. 19, n. 2, p. 513-23, dez. 2011.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.