Divisão sexual do trabalho e sua relação com a ciência, tecnologia e educação
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1776Palavras-chave:
trabalho, educação tecnológica, divisão sexual do trabalhoResumo
O objetivo do artigo é identificar a relação entre a ciência, a tecnologia e o trabalho no ambito da Divisão Sexual do Trabalho, com destaque para as implicações dessa relação para os campos do trabalho e da educação. O procedimento metodológico adotado foi bibliográfico, que consistiu em identificar dados e informações embasadas em literatura especializada sobre conceitos teóricos que relatam o tema. Este procedimento, ainda, assumiu uma atitude exploratória de caráter analítico e interpretativo. Por meio desse procedimento, foi possível identificar, nos âmbitos quantitativo e qualitativo, a ascensão das mulheres na carreira dentro da ciência, da tecnologia e do trabalho, mas também a forte masculinização dos cursos de tecnologia, por meio dos princípios primordiais da divisão sexual do trabalho: o da separação entre trabalho e conhecimento de acordo com o sexo e a hierarquização, em que o trabalho realizado majoritariamente pelo homem possui maior valorização social e financeira.
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