Inteligência, aprendizagem e a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE)

Autores/as

  • Rute Rosângela Dalmina
  • Arnaldo Nogaro
  • Cláudia Battestin

DOI:

https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(12)

Palabras clave:

Inteligência, aprendizagem, perspectiva cognitivista.

Resumen

A ideia norteadora deste artigo é apresentar as interfaces entre inteligência, desenvolvimento cognitivo e aprendizagem. Resulta de pesquisa bibliográfica em autores como Feuerstein (2013, 2014), Fonseca (1998, 2002), Gardner (2000), Marina (2009), Piaget (1973), Vygotsky (1984), dentre outros. A abordagem aqui apresentada baseia-se num processo que adiciona novas visões e perspectivas sobre aprender na concepção da Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE). Com base nessa teoria, considera-se que a aprendizagem acarreta a integração de processos externos e internos entre o indivíduo e seu ambiente social, cultural e material. Desse modo, a inteligência está intimamente ligada ao desenvolvimento cognitivo porque é condutora responsável por direcionar a energia mental necessária, pois integra duas funções psicológicas essenciais para gerar a aprendizagem- aquisição e elaboração. Assim, a inteligência e a aprendizagem são apresentadas de maneira horizontalizada, pois estão sempre envolvidas de forma integrada e processual.

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Publicado

2016-07-26

Cómo citar

Dalmina, R. R., Nogaro, A., & Battestin, C. (2016). Inteligência, aprendizagem e a Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural (TMCE). Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(42), 201–219. https://doi.org/10.20435/2318-1982-2016-v.21-n.42(12)

Número

Sección

Artigos