Desenvolvimento profissional docente na educação a distância: relatos de uma pesquisa participante
DOI:
https://doi.org/10.20435/231819822016112Palabras clave:
Desenvolvimento profissional. Docência universitária. Educação a Distância. Universidade Aberta do Brasil.Resumen
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender o contexto que permeia o desenvolvimento profissional de professores e tutores de um curso de Pedagogia, em uma universidade pública, oferecido na modalidade a distância. O problema motivador da investigação foi buscar responder como tem ocorrido o desenvolvimento profissional docente na Educação a Distância (EaD) e o que fazer para melhorar esse processo. Com uma abordagem qualitativa, pesquisa participante e bibliográfica, identificou-se que, embora as políticas públicas relativas ao contexto do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) demonstrem fragilidades que desfavorecem o desenvolvimento profissional da docência universitária na EaD, das análises dos dados surgem caminhos para minimizar as dificuldades enfrentadas nesse processo como um maior comprometimento institucional com a EAD e reforço do trabalho coletivo entre professores e tutores a distância.Citas
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. 18. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. 128 p.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. Características da investigação qualitativa. In: ______. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista - Qualitative research for education. Portugal: Porto Editora, 1994. p. 47-51.
BRASIL. Decreto 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm>. Acesso em: 20 fev. 2016.
______. Decreto 5.800, de 08 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Disponível em: <http://www.uab.capes.gov.br/images/stories/downloads/legislacao/decreto5800.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2016
______. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Brasil teve mais de 7 milhões de matrículas no ano passado. Censo da Educação Superior, 17 de setembro de 2013. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/visualizar/-/asset_publisher/6AhJ/content/brasil-teve-mais-de-7-milhoes-de-matriculas-no-ano-passado>. Acesso em: 4 mar. 2013.
FERNÁNDEZ CRUZ, Manuel. Desarrollo profesional docente. España: Grupo Editorial Universitario, 2006, 207 p.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996, 148 p.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 175 p.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; COSTA, José Wilson; MOREIRA, Mércia Maria. O papel do tutor virtual na educação a distância. Revista do Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria, v. 38, n. 3, p. 659-673, 2013. Disponível em: <http://www.redalyc.org/pdf/1171/117128364016.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2016.
LIMA, Cláudia Maria de; OLIVEIRA, Francisnaine Priscila Martins de. O tutor dos cursos de pedagogia das instituições de ensino superior parceiras da Universidade Aberta do Brasil: aspectos da profissionalização. CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 10., 11-13 jun. 2013, Belém, PA. Anais... Belém: ESUD; UNIREDE. Disponível em: <http://www.aedi.ufpa.br/esud/trabalhos/oral/AT2/114154.pdf>. Acesso em: 10 set. 2014.
MAGGIO, Mariana. O tutor na educação a distância. In: LITWIN, Edith (Org.). Educação a Distância: temas para o debate de uma nova agenda educativa. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 93-110.
MARCELO, Carlos. A identidade docente: constantes e desafios. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 109-131, ago./dez. 2009a. Acesso em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/download/20091001195427.pdf>. Acesso em: 21. fev. 2016.
______. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo, Lisboa, n. 8, p. 7-22, jan./fev./mar./abr. 2009b. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/28320314>. Acesso em: 21 fev. 2016.
MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Lisboa: Porto, 1999. 271 p.
MARTINS, Onilza Borges. Os caminhos da EAD no Brasil. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 8, n. 24, p. 357-371, maio/ago. 2008. Disponível em: <http://www2.pucpr.br/reol/index.php/DIALOGO?dd1=2012&dd99=pdf>. Acesso em: 21 fev. 2016.
MASETTO, Marcos Tarciso. Professor universitário: um profissional da educação na atividade docente. In: MASETTO, M. T. (Org.). Docência na universidade. Campinas, SP: Papirus, 1998. cap. 1, p. 9-27.
MATTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância. São Paulo: Cengage Learning, 2012. 207 p.
MENDES, Valdelaine. O trabalho do tutor em uma instituição pública de ensino superior. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 2, p. 103-132, jun. 2012. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/edur/v28n2/a06v28n2.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2016.
MILL, Daniel. Docência virtual: uma visão crítica. Campinas, SP: Papirus, 2012. 304 p.
______. Sobre o conceito de polidocência ou sobre a natureza do processo de trabalho na Educação a Distância. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; RIBEIRO, Luiz Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes (Org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos, SP: Edufscar, 2010. cap. 2, p. 23-40.
MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara Maria. Institucionalização e políticas públicas em Educação a Distância: desafios contemporâneos dos processos educacionais. In: MILL, Daniel; PIMENTEL, Nara Maria (Org). Educação a Distância: desafios contemporâneos. São Carlos, SP: Edufscar, 2010. cap. 15, p. 235-243.
MILL, Daniel Ribeiro Silva; RIBEIRO, Luiz Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes. A tutoria como formação docente na modalidade de Educação a Distância. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; RIBEIRO, Luiz Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes (Org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos, SP: Edufscar, 2010a. cap. 5, p. 75-84.
______. Múltiplos enfoques sobre a polidocência na Educação a Distância virtual. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; RIBEIRO, Luiz Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes (Org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos, SP: Edufscar, 2010b. cap. 1, p. 13-22.
REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; MILL, Daniel; ABREU-E-LIMA, Denise Martins de; OTSUKA, Joice Lee; LIMA, Valéria Sperduti. Sobre a Universidade Aberta do Brasil na Universidade Federal de São Carlos (UAB-UFSCar): um relato de experiência na Educação a Distância. In: MILL, Daniel Ribeiro Silva; RIBEIRO, Luiz Roberto de Camargo; OLIVEIRA, Marcia Rozenfeld Gomes (Org.). Polidocência na educação a distância: múltiplos enfoques. São Carlos, SP: Edufscar, 2010. cap. 11, p. 173-189.
Severino, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed., rev. atual. São Paulo: Cortez, 2007, 304 p.
SILVA, Marco. Desenho didático: contribuições para a pesquisa sobre formação de professores para docência online. In: ZUIN, Antônio; PESCE, Lucila; SILVA, Marco (Org.). Educação online: cenário, formação e questões didático-metodológicas. Rio de Janeiro: Wak, 2010a. p. 215-231.
______. Educar na cibercultura: desafios à formação de professores para docência em cursos online. Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, São Paulo, n. 3, jan./jun. 2010b. Disponível em: <http://www4.pucsp.br/pos/tidd/teccogs/artigos/2010/edicao_3/3-educar_na_cibercultura-desafios_formacao_de_professores_para_docencia_em_cursos_online-marco_silva.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2016.
SILVEIRA, Regina Lúcia Barros Leal. A importância do tutor no processo de aprendizagem à distância. Revista Iberoamericana de Educación, v. 36, n. 3, jun. 2005. Disponível em: <http://rieoei.org/deloslectores/947Barros.PDF>. Acesso em: 22 set. 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. 325 p.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Superior: Projeto político-pedagógico. In: ______. Educação básica e educação superior: projeto político-pedagógico. 6. ed. Campinas, SP: Papirus, 2011. Parte 2, p. 1-139.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.