Política e Gestão da Educação: explorando o significado dos termos

Autores/as

  • Elma Júlia Gonçalves de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.20435/231819822016106

Palabras clave:

Política, gestão, conceitos.

Resumen

O objetivo deste artigo é explorar a dimensão conceitual dos termos política e gestão, esclarecendo e aprofundando o entendimento que se tem deles, bem como detectando a relação de reciprocidade que guardam entre si. Consideramos que tal compreensão é particularmente relevante na análise da política educacional na atualidade, especialmente quando se toma como pressuposto que elas respondem às lutas e aos embates sociais, e que resultam das numerosas forças difusas pela sociedade, as quais participam direta ou indiretamente do poder. Nesse embate ou correlação de forças no processo de formulação de uma política ou de sua materialização na gestão, os argumentos, a linguagem e os significados dos termos importam, pois estes se constituem em estratégias de legitimação, de mobilização de pessoas em direção ao consenso e de construção da hegemonia.

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Publicado

2016-04-14

Cómo citar

Gonçalves de Carvalho, E. J. (2016). Política e Gestão da Educação: explorando o significado dos termos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 21(41), 77–96. https://doi.org/10.20435/231819822016106

Número

Sección

Artigos