Universidades internacionalizadas ou Universidade de Classe Mundial? Problematizações e tendências a partir do contexto latino-americano
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v25i53.1390Keywords:
internacionalização, Educação Superior latino-americana, Universidade de Classe Mundial.Abstract
Neste artigo, tem-se como objetivo analisar o lugar da internacionalização para edificação de Universidades de Classe Mundial (UCMs) e, de forma mais específica, como a internacionalização vem assumindo a “dianteira” na corrida pela excelência acadêmica/ou um perfil determinado de UCM nos países latino-americanos. Para isso, em termos metodológicos, utiliza-se a análise de documentos de Organismos Internacionais, de Planos de Desenvolvimento Institucionais de universidades latino-americanas com melhores posições nos rankings internacionais e de dados de questionários respondidos por pesquisadores do tema Educação Superior/Políticas de Educação Superior de Países da América Latina e do Caribe, a partir de uma plataforma on-line. Em linhas gerais, constata-se que há uma espécie de UCM de segundo tipo sendo forjada para os países que não compõem o eixo dinâmico do capital, garantindo a difusão do modelo, ainda que com adaptações. Nesse sentido, a internacionalização aparece como o grande eixo promotor da excelência para os países da região.
References
ALTBACH, P. et al. Paying the professoriate: a global comparison of compensation and contracts. London: Routledge, 2012.
ALTBACH, P.; SALMI, J. The road to academic excellence: the making of world-class research universities. Washington, USA: The World Bank, 2011.
ARAÚJO, E; FERREIRA, F. A fuga de cérebros: um discurso multidimensional. In: ARAÚJO, E.; FONTES, M.; BENTO, S. (Ed.). Para um debate sobre mobilidade e fuga de cérebros. Braga: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, 2013. p. 58-82.
INSTITUTO TECNOLÓGICO Y DE ESTUDIOS SUPERIORES DE MONTERREY. Plan Estratégico 2020 del Tecnológico de Monterrey. Monterrey: ITMS, 2016.
MAUÉS, O. A expansão e a internacionalização da educação superior. Anais da XXXVII Reunião Nacional da ANPEd. Florianópolis, 2015. Rio de Janeiro: Anped, pp. 1-17. Disponível em: https://bit.ly/2TJ8vDr. Acesso em: 10/08/2017.
MOROSINI, M. Internacionalização na produção de conhecimento em IES brasileiras: cooperação internacional tradicional e cooperação internacional horizontal. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 27, n. 1, p. 99-112, abr. 2011.
PONTIFICIA UNIVERSIDAD CATÓLICA DE CHILE. Plan De Desarrollo 2015 – 2020. Santiago, out. 2015. Disponível em: https://www.uc.cl/site/assets/files/5000/plan_desarrollo2015-20.pdf. Acesso em: 11 mar. 2020.
ROBERTSON, S. L. Challenges facing universities in a globalising world. Bristol: Centre for globalisation, education and societies, 2010.
SADLAK, J.; CAI, L. N. (Ed.). The world-class university as part of a new higher education paradigm: from institutional qualities to systemic excellence. Bucharest: Unesco-Cepes, 2009
SALMI, J. El desafío de crear universidades de rango mundial. Bogotá: Mayol Ediciones, 2009.
SGUISSARDI, V. Estudo diagnóstico da política de expansão da (e acesso à) Educação Superior no Brasil – 2002-2012. Brasília: Sesu; OEI, 201. [mimeo].
SILVA JÚNIOR, J. R. The new brazilian university - a busca de resultados comercializáveis: para quem? Relatório de Pesquisa Fapesp/CNPq. São Carlos: Ufscar; Tempe/Phoenix: ASU, 2015.
THIENGO, L. C.; ALMEIDA, M. L. P.; BIANCHETTI, L. Universidade de Classe Mundial no contexto Latino-Americano e Caribenho: o que dizem os Organismos Internacionais. Educar em revista, Curitiba, v. 35, p. 259-78, 2019a.
THIENGO, L. C.; ALMEIDA, M. L. P.; BIANCHETTI, L. O modelo de classe mundial e as universidades latino-americanas e caribenhas: tendências que se anunciam?. Revista Ibero-Americana De Estudos Em Educação, Araraquara, 2019b.
UNIVERSIDAD DE LOS ANDES. Programa de Desarrollo Integral. Colômbia, 2016.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP). Plano de Desenvolvimento Institucional 2012-2017. São Paulo: USP, 2011.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2026. Porto Alegre: UFRGS, 2016.
UNIVERSIDADE NACIONAL DO MÉXICO. Plan de Desarrollo Institucional 2015-2019. México: UNAM, 2015.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.