A Teoria das Representações Sociais como referencial teórico-metodológico na pesquisa em Geografia: análise de teses e dissertações presentes na Capes de 2012 a 2016
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1197Keywords:
representações sociais, teses e dissertações, ensino da Geografia.Abstract
A Teoria das Representações Sociais (TRS) foi idealizada por Serge Moscovici no início da década de 1960 e tem sido utilizada em diferentes áreas do conhecimento para investigar como são produzidos, organizam-se e são veiculados os saberes sociais, utilizados para interpretar a realidade concreta na inter-relação dos grupos sociais. A presente pesquisa tem como objetivo analisar o uso da TRS como referencial teórico-metodológico para o ensino da Geografia na educação básica. Para a realização deste trabalho, selecionamos pesquisas stricto sensu cadastradas no banco de teses e dissertações na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal e Nível Superior (CAPES), no período de 2012 a 2016. Analisamos quatro teses e 25 dissertações, para isso organizamos dois quadros e um gráfico nos quais distribuímos informações relevantes do material analisado. Além disso, organizamos semanticamente, as 29 pesquisas em cinco categorias de análise. Os resultados apontam que a TRS tem sido um importante referencial teórico-metodológico para compreender fenômenos da Geografia e das diversas implicações que envolvem essa disciplina escolar.
References
ALBINO, G. G. A representação social de disciplinas didático-pedagógicas no contexto da formação inicial docente: um entremear de saberes. 2014. 240 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, 2014.
ALVEZ-MAZZOTTI, A. J. Representações sociais: aspectos teóricos e aplicações à educação. Revista Múltiplas Leituras, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 18-43, jan./jun. 2008.
ARRUDA, A. Modernidade & Cia: repertórios da mudança. In: JESUÍNO, Jorge Correia; MENDES, Felismina R. P.; LOPES, Manuel José (Org.). As representações sociais nas sociedades em mudança. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015. p. 103-27.
BARDIN, L. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BERTIN, M. O ensino da geografia na tríplice fronteira (Puerto Iguazú/AR, Foz do Iguaçu/BR e Ciudad del Leste/PY), e o turismo como possibilidade de reflexão das representações sociais e espaciais. 2014. 209 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2014.
CARVALHO, M. G. N. Representações sociais dos professores de Geografia a respeito de sua formação inicial. 2016. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Católica de Santos (Unisantos), Santos, SP, 2016.
COSTA, A. R. A avaliação no ensino de Geografia: representação social da prova como instrumento avaliativo por alunos da educação básica. 2014. 147 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2014.
FERREIRA, D. S. Canoas como lugar: o mundo dos jovens contemporâneos a partir das suas representações sociais. 2014. 150 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2014.
GOMES, M. C. R. As representações de um grupo de professores do ensino fundamental acerca da Lei 10.639/03. 2014. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado de Minas Gerais (UFRN), Belo Horizonte, 2014.
GONÇALVES, F. P. Estudo das representações sociais do cerrado na visão de alunos do ensino fundamental de escolas rurais em Rio Verde – GO. 2015. 146 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás (UFG), Jataí, 2015.
JESUS, I. D. Analisando a educação inclusiva no curso de licenciatura em Geografia na Universidade Estadual do Maranhão. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luís, 2012.
JODELET, D. Representações sociais: um domínio em expansão. In: JODELET, Denise. (Org.). As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001. p. 17-44.
JOVCHELOVITCH, S. Os contextos do saber: representações, comunidade e cultura. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
LEÃO, P. M. D. A representação social de processo migratório partilhada pelos alunos do ensino médio no município de Campo Maior-PI. 2015. 124 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2015.
MACHADO, C. G. R. M. O ensino da geografia e o hip hop. 2012. 176 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2012.
MALANSKI, L. M. Representação de espaço escolar a partir de mapeamento coletivo. 2013. 120 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, 2013.
MARTINS, C. B. A concepção de natureza na geografia escolar: uma análise das representações sociais de estudantes do ensino fundamental. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), São Gonçalo, 2016.
MENEZES, E. F. A representação do lugar: um estudo sobre juventude ribeirinha da comunidade de Nazaré-RO. 2014. 136 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Rondônia (UFRO), Porto Velho, 2014.
MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em Psicologia Social. 11. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.
MOSCOVICI, S. A representação social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
OLIVEIRA, S. R. L. Formação do conceito do cerrado e do conceito de Geografia: análise dos conhecimentos geográficos de alunos do ensino médio da rede pública estadual de Jataí/Goiás. 2012. 107 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Goiás (UFG), Jataí, 2012.
OLIVEIRA, F. A. S. Entre a realidade e o imaginário: as representações de indígenas na sala de aula e nos livros didáticos. 2015. 179 f. Dissertação (Mestrado em Territórios e Expressões) - Universidade Federal de Goiás (UFG), Anápolis, 2015.
PEREIRA, P. G. O ensino de Geografia e as representações sociais do continente africano para sujeitos alunos. 2012. 158 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2012.
PIMENTEL NETO, R. N. A representação social de Geografia pelas professoras e professores dos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 178 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2013.
PIMENTEL, R. M. S. A representação social da formação continuada partilhada por professores de geografia do ensino fundamental. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2014.
PINHEIRO, I. A. Representação social de paisagem por alunos do ensino médio das escolas públicas de Teresina-PI. 2015. 157 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2015.
SANDER, L. Representações sociais de professores(as) a respeito de meio ambiente e suas práticas pedagógicas escolares em educação ambiental. 2012. 86 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pato Branco, 2012.
SANTOS, Z. G. C. Interações e representações sociais: um estudo do espaço escolar em Guarajá-Mirim (RO), na fronteira do Brasil com a Bolívia. 2016. 190 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba, 2016.
SANTOS, L. P. A construção das relações do espaço ausente na geografia escolar. 2015. 197 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2015.
SILVA, G. A. F. Representação social de espaço geográfico piauiense partilhada por alunos(as) do 3º ano do ensino médio. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Piauí UFPI), Teresina, 2016.
SILVA, T. F. S. Representação social de cidade por alunos do ensino fundamental. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, 2016.
SILVA, M. P. Juventude estudantil e as representações sociais da escola e de seu vínculo com o trabalho: o caso do ensino médio na Região Administrativa de Gama-DF. 2015. 157 f. Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, 2015.
SILVA, E. M. P. Representações socioespaciais da cidade de Cuiabá-MT, segundo crianças. 2014. 250 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Estado do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, 2014.
SILVA, N. M. Patrimônio ambiental urbano e representações educacionais do espaço lacustre em Fortaleza (CE – Brasil). 2014. 288 f. Tese (Doutorado em Geografia) - Universidade Federal do Ceará (UFC), Fortaleza, 2014.
SOLLER, J. M. O lugar do turismo na leitura da paisagem geográfica e sua relação com o ensino da Geografia. 2012. 254 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2012.
WEISSBÖCK, L. P. Representações sociais de jovens votantes de 16 e 17 anos em Guarapuava/PR: territorialidade e comportamento político-partidário. 2014. 248 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Guarapuava, PR, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.