Intelectuais paranaenses e a Escola Nova, durante a Era Vargas (1930-1945)
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v24i50.1146Keywords:
História da educação, Era Vargas, Escola Nova, intelectuais paranaenses.Abstract
Os intelectuais, detentores de linguagem própria, fomentaram mudanças culturais, sociais e econômicas, articuladamente com políticas de governo, e no campo da educação, historicamente, vêm ocupando lugar de destaque. Das mudanças promovidas e disseminadas com o auxílio de intelectuais, destaca-se o projeto de renovação da educação brasileira, inspirado pela pedagogia da Escola Nova. Apesar dos ideais escolanovistas terem ganhado força desde as décadas finais do século XIX, no Brasil, a consolidação da pedagogia da Escola Nova ocorreu durante a década de 30 a meados da década de 40 do século XX, durante a chamada Era Vargas. Assim como no restante do país, o Paraná também teve seus intelectuais que atuaram na promoção dessa renovação. O artigo buscou identificar alguns estudos que voltaram seus olhares para intelectuais paranaenses que atuaram em prol da Escola Nova, no período da Era Vargas (1930-1945). Como objetivos específicos, procurou-se compreender alguns aspectos políticos, econômicos e sociais que ocorreram durante o período da Era Vargas (1930-1945), que se conectaram às mudanças ocorridas na educação, e identificar alguns estudos que pesquisaram intelectuais paranaenses que atuaram nesse contexto. A pesquisa possui caráter bibliográfico, fundamentada nos estudos de Miguel (1997); Gomes e Hansen (2016); e Cabral e Magalhães (2016). A metodologia, denominada estado do conhecimento, foi essencial para identificar estudos que se debruçaram acerca das trajetórias de intelectuais paranaenses. A sistematização do conhecimento produzido acerca das trajetórias dos intelectuais contribuiu para alicerçar novas pesquisas, bem como para identificar agentes que auxiliaram na promoção de mudanças no campo da educação.
References
ABREU, Marcelo de Paiva. O processo econômico. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Angela de Castro; FAUSTO, Boris; PINHEIRO, Letícia; ABREU, Marcelo de Paiva; DUTRA, Eliana de Freitas (Org.). História do Brasil nação - 1808-2010: olhando para dentro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. V. 4.
AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira. São Paulo: Edusp, 2010.
CABRAL, Maria Cristina Nunes; MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha. Juan Mantovani e Anísio Teixeira: intelectuais da Escola Nova no Brasil e na Argentina. In: SILVA, José Carlos da; BATISTA, Eraldo Leme; SANFELICE, José Luis. História da Educação, Intelectuais e Instituições Escolares. 1. ed. [eletrônica]. Minas Gerais: Navegando Publicações, 2016.
CAMPOS, Névio de. Intelectuais paranaenses e as concepções de universidade (1892-1950). Curitiba: Editora UFPR, 2008.
DUTRA, Eliana de Freitas. Cultura. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Angela de Castro; FAUSTO, Boris; PINHEIRO, Letícia; ABREU, Marcelo de Paiva Abreu; DUTRA, Eliana de Freitas (Org.). História do Brasil nação: 1808-2010. Olhando para dentro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. V. 4.
EVANGELISTA, Olinda. A formação universitária do professor: o Instituo de Educação da Universidade de São Paulo (1934-1938). [S.d.].
FAUSTO, Boris. A vida política. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Angela de Castro; FAUSTO, Boris; PINHEIRO, Letícia; ABREU, Marcelo de Paiva; DUTRA, Eliana de Freitas (Org.). História do Brasil nação: 1808-2010: olhando para dentro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. V. 4.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 79, ago. 2002, p. 257-72. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0101-73302002000300013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 4 set. 2017.
FONSECA, Pedro Cesar Dutra. Gênese e precursores do desenvolvimentismo no Brasil. In: BASTOS, Pedro Paulo Zahluth; FONSECA, Pedro Cesar Dutra (Org.). A Era Vargas: desenvolvimento, economia e sociedade. São Paulo: Editora UNESP, 2012.
FRESSATO, Soleni Terezinha Biscouto. Pela catolização da elite curitibana: O projeto intelectual do Círculo de Estudos “Bandeirantes” – CEB 1929 -1945. 76 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.
GOMES, Angela de Castro. Autoritarismo e corporativismo no Brasil: o legado de Vargas. In: BASTOS, Pedro Paulo Zahluth; FONSECA, Pedro Cesar Dutra (Org.). A Era Vargas: desenvolvimento, economia e sociedade. São Paulo: Editora UNESP, 2012.
GOMES, Angela de Castro. As marcas do período. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz; GOMES, Angela de Castro; FAUSTO, Boris; PINHEIRO, Letícia; ABREU, Marcelo de Paiva Abreu; DUTRA, Eliana de Freitas (Org.). História do Brasil nação: 1808-2010. Olhando para dentro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013. V. 4.
GOMES, Angela de Castro; HANSEN, Patricia Santos. Intelectuais mediadores: práticas culturais e ação política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2016.
GONÇALVES JUNIOR, Ernando Brito. O impresso como estratégia de intervenção social. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, 2011.
INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. 2016. [Banco de dados]. Disponível em: http://bdtd.ibict.br/vufind/. Acesso em: 9 set. 2017.
MATTAR, Rita de Cássia. Raízes de uma trajetória docente no âmbito de ser mulher. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, 2017.
MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A formação do professor e a organização social do trabalho. Curitiba: Editora UFPR, 1997.
OSINSKI, Dulce Regina Baggio. Guido Viaro: modernidade na arte e na educação. Orientador: Carlos Eduardo Vieira. 391 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.
RAZZINI, M. de P. G. Instrumentos de escrita na escola elementar: tecnologias e práticas. In: MIGNOT, A. C. V. (Org.). Cadernos à vista: escola, memória e cultura escrita. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2008. p. 91-113.
RIBEIRO, Alexandra Ferreira Martins. Adentrando aos arquivos: formação e aspectos da atuação docente de Pórcia Guimarães Alves (1917-1962). 200 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2018.
RENK, Valquiria Elita. A educação dos imigrantes alemães católicos em Curitiba. Curitiba: Champagnat, 2004.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte” em Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, set./dez. 2006, p. 37-50. Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/ArtPdfRed.jsp?iCve=189116275004. Acesso em: 14 mar. 2017.
SILVA, João Paulo de Souza. Percurso entre modernidades. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
SILVA, Rossano. A arte como princípio educativo: um estudo sobre o pensamento de Erasmo Pilotto. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2009.
SILVA, Rossano. Educação, arte e política: a trajetória intelectual de Erasmo Pilotto. Orientador: Carlos Eduardo Vieira. 341 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
SILVA, Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Editora Contexto, 2014.
SOUZA, Rosa Fátima. História da organização do trabalho escolar e do currículo no século XX: ensino primário e secundário no Brasil. São Paulo: Cortez Editora, 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Teses & dissertações. 2016. (Banco de dados). Disponível em: http://acervodigital.ufpr.br/handle/1884/284. Acesso em: 9 out. 2017.
VIDAL, Diana Gonçalves. Escola Nova e processo educativo. In: LOPES, Eliane Marta, FIGUEIREDO, Luciano; GREIVAS, Cynthia (Org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski; MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A Escola Nova no Paraná: avanços e contradições. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 5, n. 14, p. 93-100, jan./abr. 2005. Disponível em: http://www2.pucpr.br/reol/pb/index.php/dialogo?dd99=issue&dd0=58. Acesso em: 21 out. 2017.
VIÑAO, Antonio Frago. Historia de la educación y historia cultural - posibilidades, problemas, cuestiones. Revista Brasileira de Educação, n. 0, set./dez. 1995, p. 63-82. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/rbe/files/rbe_0.pdf. Acesso em: 10 jan. 2018.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.