A fusão entre suportes e enunciados para a criação de sentidos

Autores

  • Dagoberto Buim Arena Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palavras-chave:

Alfabetização. Inscrições. Suportes.

Resumo

As investigações sobre enunciados e seus suportes ocupam o universo da alfabetização, embora essa relação não seja reconhecida como importante na proposição de atos de escrita e de leitura. O objetivo do artigo é o de evidenciar a relação histórica e a atual entre inscrição e suportes na vida social, e de sugerir o olhar sobre o valor dessa relação para a alfabetização de crianças. Resultado de estágio do autor em Paris, no ano letivo 2013-2014 como bolsista FAPESP, o artigo retoma investigações recentes sobre o tema e analisa suportes e inscrições fotografados pelo próprio autor. Para isso, os núcleos temáticos de referência abordam a natureza perene ou efêmera dos suportes, o seu valor e os modos de sua circulação. As conclusões indicam que, apesar dos limites vividos pelas salas de aula, é necessário preservar a relação entre os enunciados e seus suportes.

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

Arena, D. B. (2015). A fusão entre suportes e enunciados para a criação de sentidos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (40), p. 159–184. Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/874

Edição

Seção

Artigos