A questão do currículo em tempos sombrios: Hannah Arendt, W. G. Sebald e professores como sujeitos autobiográficos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1500

Palavras-chave:

políticas de currículo, autobiografia, sujeito

Resumo

Este artigo explora as interseções entre as escritas de Arendt sobre vidas e a versão de Sebald da vida-escrita, buscando refletir sobre como essas interseções contribuem para a questão do sujeito autobiográfico nos estudos curriculares conforme pertencem ao discernimento da relação entre pensamento e juízo. Argumenta como questões recorrentes da educação atual, como a redução dos professores e alunos a números, instrumentos, comportamentos, servem a dado propósito. Conclui afirmando que, em termos curriculares, esse discernimento e comprometimento nos leva de volta à reconstrução subjetiva.

Biografia do Autor

Teresa Strong-Wilson, Universidade de McGill, Canadá

Doutora em Educação e mestre em Educação pela Universidade de Victoria. “Associate Professor” na Universidade de McGill, Canadá, em que faz parte do Departamento de Estudos Integrados em Educação. Áreas de experiência: alfabetização; histórias; autobiografia; metodologias narrativas; educação para justiça social; educação indígena; metodologias participativas; pesquisa-ação; documentação e reflexão sobre documentação no ensino; memória; memória de infância; formação estratificada; trabalho de memória; a criança, infância, memória infantil, literatura infantil, abordagem de Reggio Emilia ao pensamento infantil, alfabetização precoce, envolvimento familiar/alfabetização familiar; teoria do currículo, em particular, currere; os escritos de W. G. Sebald no que diz respeito a currere; professores; pensamento e mudança do professor (incluindo justiça social; tecnologias digitais); desenvolvimento profissional; identidade do professor.

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Publicado

2020-09-11

Como Citar

Strong-Wilson, T. . (2020). A questão do currículo em tempos sombrios: Hannah Arendt, W. G. Sebald e professores como sujeitos autobiográficos. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB. https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1500

Edição

Seção

Dossiê: As (novas) políticas curriculares para formação docente: paradoxos e pro