O cânone literário e (não)decolonial na formação docente: a interculturalidade crítica do currículo de mulheres negras
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1889Palavras-chave:
Cânone literário, Literatura de mulheres negras, Currículo (não)decolonialResumo
Neste estudo, pretendemos refletir sobre as causas que levam à ausência das mulheres negras no cânone literário desde o evento de (des)escravização do negro, de tal modo, nos projetos políticos educacionais voltados ao currículo no ensino fundamental até a segunda década do século XXI. Para tal, detemo-nos nas tendências da interculturalidade do currículo, além dos debates em torno da (não)decolonialidade em alinhamento com as teorias do sul. A Pesquisa Qualitativa faz um levantamento de obras literárias de autoria de mulheres negras, com as quais marcam o movimento de luta antirracista, por meio do reconhecimento da História da Arte e Literatura Brasileira. Percebemos que a ausência das mulheres negras no cânone literário está diretamente ligada a sistemas simbólicos e a colonialidade do poder do saber. Todavia, essa temática tem sido posta em debates, o que passou a dar voz às mulheres negras, destacando-se quatro nomes, neste nosso estudo, e suas respectivas obras para representar a importância da literatura feminina afrodescendente e decolonial. Em ênfase, destacamos as obras de Esperança Garcia, Maria Carolina de Jesus, Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo, cuja relevância pode ser considerada como o resgate da cultura das identidades negras no Brasil.
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