O cânone literário e (não)decolonial na formação docente: a interculturalidade crítica do currículo de mulheres negras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1889

Palavras-chave:

Cânone literário, Literatura de mulheres negras, Currículo (não)decolonial

Resumo

Neste estudo, pretendemos refletir sobre as causas que levam à ausência das mulheres negras no cânone literário desde o evento de (des)escravização do negro, de tal modo, nos projetos políticos educacionais voltados ao currículo no ensino fundamental até a segunda década do século XXI. Para tal, detemo-nos nas tendências da interculturalidade do currículo, além dos debates em torno da (não)decolonialidade em alinhamento com as teorias do sul. A Pesquisa Qualitativa faz um levantamento de obras literárias de autoria de mulheres negras, com as quais marcam o movimento de luta antirracista, por meio do reconhecimento da História da Arte e Literatura Brasileira. Percebemos que a ausência das mulheres negras no cânone literário está diretamente ligada a sistemas simbólicos e a colonialidade do poder do saber. Todavia, essa temática tem sido posta em debates, o que passou a dar voz às mulheres negras, destacando-se quatro nomes, neste nosso estudo, e suas respectivas obras para representar a importância da literatura feminina afrodescendente e decolonial. Em ênfase, destacamos as obras de Esperança Garcia, Maria Carolina de Jesus, Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo, cuja relevância pode ser considerada como o resgate da cultura das identidades negras no Brasil.

Biografia do Autor

Mariana Saturnino dos Santos, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS); integrante do grupo de pesquisa inscrito no CNPQ: Relações de Saberes e Subjetividades: Alfabetização, Linguagens e Trabalho (RESSALT). Graduada em Pedagogia e Letras; professora de Língua Portuguesa no Colégio CCPA; integrante da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF).

Gildeane Hilgley Alves da Silva, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica, Institucional e Educação Especial pela Faculdade Cerquilho. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), membro do Grupo de Pesquisa Relações de Saberes e Subjetividades: Alfabetização, Linguagens e Trabalho (RESSALT), da UFS. 

Suzana Mary de Andrade Nunes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Professora efetiva do Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS); líder do grupo de pesquisa inscrito no CNPQ: Relações de Saberes e Subjetividades: Alfabetização, Linguagens e Trabalho (RESSALT); integrante da Associação Brasileira de Alfabetização (ABALF) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE).

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Publicado

2024-11-22

Como Citar

Santos, M. S. dos, Silva, G. H. A. da ., & Nunes, S. M. de A. . (2024). O cânone literário e (não)decolonial na formação docente: a interculturalidade crítica do currículo de mulheres negras. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 29(67), 257–276. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i67.1889