“Olha o viadinho” – a metamorfose em “bicho”: estudo psicossocial sobre um homem negrogay situado e “sitiado”
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v29i66.1866Palavras-chave:
Identidades Negro e Gay, Existencialismo, Pesquisa (Auto)BiográficaResumo
O presente artigo é sobre a identidade negrogay, desenvolvido pela pesquisa (auto)biográfica e a entrevista narrativa, acessando a história de vida do personagem Rubião Bovary (nome fictício), objeto de análise devido à complexidade do relato memorialístico de inúmeras imbricações; sistematizadas pela técnica dos Núcleos de Significação e analisadas à luz da Psicanalise Existencial. O objetivo foi identificar em R. Bovary os eventos marcantes no processo da construção “de si” negrogay, a fim de trazer à tona o que tais eventos fizeram e o que foi feito das repercussões. Os resultados apontam que R. Bovary foi uma criança violentada pelo olhar do “outro”, transformando-o em objeto, deixando-o com medo e vergonha de assumir-se negrogay, sendo alcançado por uma estrutura discriminatória que o situa na elaboração das significações singularizadas a partir das coisas do mundo.
Referências
ASSIS, Machado de. Quincas Borba. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, 1994.
BRIGHENTI, Zilma. Consciência e Psiquismo: uma investigação sobre a concepção de sujeito em Sartre. 2006. (Disertación de Maestría) - Universidad Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, 2006.
CAMINHA, Adolfo. Buen-Criollo. São Paulo: Difusão Cultural do Livro, 2005.
FANON, Frantz. Piel negra, máscaras blancas. Salvador: EDUFBA, 2008.
FLAUBERT, Gustave. Madame Bovary: costumbres de provincia. São Paulo: Nova Alexandria, 2007.
KAFKA, Franz. La metamorfosis. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
MAHEIRIE, Katia. Constituição do sujeito, subjetividade e identidade. Interações, Ipiranga, v. 7, n. 13, p. 31-44, 2002.
MISKOLCI, Richard. O desejo da nação: masculinidade e branquitude no Brasil de fins do XIX. São Paulo: Annablume, 2012.
ROUDINESCO, Élisabeth. La familia en desorden. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2003.
SARTRE, Jean-Paul. El existencialismo es un humanismo. Petrópolis; Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
SARTRE, Jean-Paul. San Genet: comediante y mártir. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
SARTRE, Jean-Paul. El ser y la nada: ensayo de ontología fenomenológica. Petrópolis; Rio de Janeiro: Vozes, 1997.
SOUZA, Antonio José de; RABINOVICH Pedreira, Elaine. Negrogay: dois hemisférios de uma pessoa (auto)biografada. In: MACEDO, Rosa Maria Stefanini de; KUBLIKOWSKI, Ida (Org.). Família e Comunidade: pesquisas e intervenções em temas emergentes. Curitiba: Editora CRV; São Paulo: Editora da PUC/SP, 2020. p. 57-76.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antonio José de Souza, Elaine Pedreira Rabinovich
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.