O potencial educativo dos memes como recurso pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i64.1668Palavras-chave:
memes, recurso pedagógico, aprendizagemResumo
O objetivo deste artigo foi apresentar as possibilidades de uso dos memes como recurso pedagógico, mostrando seu potencial educativo. Assim, foi feita uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva. Quanto ao procedimento técnico, optou-se pela pesquisa bibliográfica. Os resultados revelaram que os memes, por trazerem temas relacionados a situações corriqueiras da vida das pessoas de uma forma divertida e por estarem fortemente presentes no mundo digital, têm despertado a curiosidade e o interesse, os quais têm um papel fundamental na aprendizagem, dos alunos da geração internet. A pesquisa mostrou os elementos que devem estar presentes nos memes (humor, crítica, fixação de conteúdo, reflexão, despertar o interesse pela disciplina, contexto histórico), que devem ser considerados pelos professores, ao usarem esse gênero nas salas de aula. Também foram apresentadas as possibilidades e os exemplos concretos do uso dos memes como recursos pedagógicos que facilitam a aprendizagem.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação [MEC]. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 26 fev. 2022.
BRAINLY. Webpage. Brainly, [s.l.], 2020.
BRODIE, Richard. Vírus da mente: a nova e revolucionária ciência do memes e como ela pode ajudá-lo. Tradução: Jeferson Luiz Camargo. São Paulo: Cultrix, 2010.
CONSELHO NACIONAL DE SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO [CONSED]; UNIÃO DOS DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO [UNDIME GO]. Documento curricular para Goiás – Ampliado. Goiânia, GO: CONSED; UNDIME GO, 2019.
CONSUMOTECA. In meme we trust: 1. Somos todos (algum) meme. 2. É verdade esse bilete. 3. Posto, logo existo. 4. Pra que serve o meme. Gente, Panambi, 2019. Disponível em: https://gente.globo.com/in-meme-we-trust/. Acesso em: 28 fev. 2022.
CUNHA, Maria Isabel. O bom professor e sua prática. 6. ed. Campinas: Papirus, 1992.
DAWKINS, Richard. O gene egoísta. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
FIGUEIREDO, Celso. Redação Publicitária: sedução pelas palavras. São Paulo: Pioneiro Thomson Learning, 2005.
FONSECA, Vitor da. Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Revista Psicopedagogia, São Paulo, v. 33, n. 102, p. 365-84, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GERAR MEMES. Gerador de memes online. Gerar memes, [s.l.], 2014.
GÓMEZ, Angel Pérez. Educação na era digital: a escola educativa. Porto Alegre: Penso, 2015.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro. O lúdico na aprendizagem de alunos de cursos técnico, graduação e mestrado: relatos de experiências. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação-RIAEE, Araraquara, v. 12, n. 3, p. 1689-1709, jul./set. 2017.
GROSSI, Márcia Gorett Ribeiro; CHAMON, Camila Macedo. O potencial educativo do ensino híbrido enquanto uma metodologia ativa: um estudo de caso. Revista Temas em Educação, João Pessoa, v. 29, n. 3, p. 93-117, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/49808. Acesso em: 22 fev. 2022.
GROSSI, Marcia Gorett Ribeiro; LEAL, Débora Cristina Cordeiro Campos; SILVA, André Nogueira; AGUIAR, Fabiane Angélica de. Motivação: o estado do conhecimento e interfaces com a educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 281-303, 2020.
HORTA, Natália Botelho. O meme como linguagem da internet: uma perspectiva semiótica. 2015. 191f. Dissertação (Mestrado em comunicação) - Programa de
Pós-Graduação em Comunicação, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, 2015. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/18420/1/2015_NataliaBotelhoHorta.pdf. Acesso em: 22 fev. 2022.
IFUNNY. Homepage. IFunny, [s.l.], 2018.
LIMA, Ricardo Franco de. Compreendendo os Mecanismos Atencionais. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, v. 6, p. 113-22, 2005.
LOPES, Marina. Sucesso nas redes sociais, memes também podem ensinar. CIEB, São Paulo, 2017. Disponível em: https://porvir.org/sucesso-nas-redes-sociais-memes-tambem-podem-ensinar/. Acesso em: 22 fev. 2022.
MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2013.
MEME DROID. Homepage. Meme Droid, [s.l.], 2013.
MEMES históricos. Facebook, [s.l.], 2015. Disponível em: https://www.facebook.com/memesd4histori4/about. Acesso em: 22 jul. 2022.
MORETTO, Inara Machado; DAMETTO, Jarbas. Desafios educacionais da era digital: adversidades e possibilidades do uso da tecnologia na prática docente. Perspectiva, Erechim. v. 42, n. 160, p. 77-87, dez. 2018. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/160_736.pdf. Acesso em: 22 fev. 2022.
MUFSON, Beckett. This 1921 proto-meme is eerily relevant today: a 1921 issue of Judge Magazine published what some people are calling "The First Meme". Vice Media, New York, 16 apr. 2018. Disponível em: https://www.vice.com/en/article/mbxkwy/meme-1921-expectation-vs-reality-judge-magazine-comic-twitter. Acesso em: 1 mar. 2022.
OLIVEIRA, Tom. O meme é um fenômeno de linguagem da nossa sociedade e veio para ficar. Gkpb, [s.l.], 2019. Disponível em: https://gkpb.com.br/38609/o-meme-e-um-fenomeno-de-linguagem/. Acesso em: 23 fev. 2022.
O QUE é Memética. [s.l.: s.n.], 2020. 1 video (4 min. 4 sec.). Publicado pelo canal Professor Tiago Cavalcanti Tabajara. Disponível em: https://youtu.be/4m-m_hJjnIQ. Acesso em: 26 fev. 2022.
PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Editora Forense, 1970.
PIXABAY. Banco de imagens gratuito. Pixabay, [s.l.], 2010. Disponível em: https://pixabay.com/pt/. Acesso em: 3 mar. 2022.
SANTOS, Michele Marques dos; SOUZA, Neila Nunes de. O uso dos memes como instrumento de ensino para alunos do ensino fundamental. Revista Porto das Letras, Porto Nacional, v. 5, n. 2, 2019. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/portodasletras/article/view/7593. Acesso em: 22 fev. 2022.
SELIGMAN, Martin. Felicidade Autêntica: use a psicologia positiva para alavancar todo o seu potencial. 2. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 2019.
TABAJARA, Tiago Cavalcanti. O que é Memética. Youtube. 2021. Disponível em: https://youtu.be/4m-m_hJjnIQ. Acesso em: 26 fev. 2022.
MEMES por trás das frases de grandes filósofos que te representam. SPOILER: vai te lembrar das suas aulas de filosofia do colégio. Guia da semana, São Paulo, 2016. Disponível em: https://www.guiadasemana.com.br/comportamento/noticia/14-memes-por-tras-das-frases-de-grandes-filosofos-que-te-representam. Acesso em: 22 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Marcia Gorett Ribeiro Grossi, Débora Cristina Cordeiro Campos Leal, Shirley Doweslei Bernardes Borja
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.