BNCC e suas formas de conduzir a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1757

Palavras-chave:

BNCC, Professoras, anos iniciais do Ensino Fundamental

Resumo

O artigo é decorrente de uma pesquisa de Mestrado que teve como objetivo geral examinar os efeitos produzidos pela implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na docência dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas privadas de um município gaúcho. Em especial, o estudo buscou examinar as formas de ser docente constituídas pela efetivação da BNCC em instituições privadas. As bases teóricas utilizadas sustentam-se nas teorizações de Foucault e seus comentadores. O material empírico foi formado por enunciações de dez educadoras, obtidas em entrevistas, ao longo de 2021, sobre suas práticas escolares, mobilizadas pela execução da BNCC. A estratégia analítica posta em ação para operar sobre esse conjunto de enunciações foi a análise do discurso, como proposto por Foucault. O escrutínio do material mostrou que a implementação da BNCC gera um sujeito professor (des)territorializado, realocando-o em um outro local, no qual as regras estão bem definidas, dizendo o que e como os alunos devem aprender e como o docente deve ensinar, garantindo, assim, o funcionamento da racionalidade neoliberal.

Biografia do Autor

Betina Wiebusch Faleiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Mestra em Educação na linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Educação Especial pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Pesquisadora com interesse na linha de pesquisa foucaultiana.

Fernanda Wanderer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutora e mestre em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, integrando a linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação.

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Publicado

2023-08-03

Como Citar

Wiebusch Faleiro, B. ., & Wanderer, F. (2023). BNCC e suas formas de conduzir a docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, 28(63), 91–110. https://doi.org/10.20435/serieestudos.v28i63.1757