Infância e currículo: políticas microcurriculares para uma pedagogia da brincadeira
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v26i58.1595Palavras-chave:
infância, currículo-aprendizagem, experiência-afetoResumo
O trabalho visa discutir a relação diferencial que pode se estabelecer entre a infância e o ato de educar nos currículos da educação infantil. Neste sentido, questiona-se: como compor currículos potentes para cultivar e explorar a singularidade da relação que se traça entre a infância e o ato de aprender em meio ao fluxo afetuoso da experiência da brincadeira livre? Mesmo que sob a forma de um ensaio, o texto se elabora, também, a partir do contexto de um movimento de pesquisa ainda em andamento, baseando-se nas conversas tecidas com professoras de duas creches públicas do município do Rio de Janeiro e no projeto de extensão universitária que aborda o tema e a problemática propostos. O escrito desenvolve-se no sentido de afirmar que a experiência de concepção do ser da infância, imanente à experiência em que brincadeira livre se desenrola, pode se constituir como força motriz para a produção de currículos que se conformem como verdadeiros campos de composição para o devir de processos inventivos de aprendizagem. Conclui que tomar o espaço-tempo diferencial da brincadeira livre como uma experiência afetiva de aprendizagem tende a abrir perspectivas singulares para se pensar relações mais criadoras entre infância e currículo.
Referências
BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Pedagogia da infância. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. [CD-ROM].
DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Gaal, 2006.
DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo, SP: Brasiliense, 2005.
DELEUZE, Gilles. Espinoza: Filosofia prática. Tradução de Daniel Lins e Fabien Pascal Lins. São Paulo: Escuta, 2002.
DELEUZE, Gilles. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.
DELEUZE, Gilles. O abecedário de Gilles Deleuze: uma realização de Pierre-André Boutang. Paris: Éditions Montparnesse, 1988-1989. Disponível em: www.ufrgs.br/corpoarteclinica/obra/abc.prn.pdf. Acesso em: 18 jul. 2011.
DELEUZE, Gilles. A lógica da sensação. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
FOUCAULT, Michael. A ordem do discurso. Tradução de Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Tradução de Marcia de Sá Cavalcanti Schuback. Petrópolis: Vozes, 2002.
LARROSA, Jorge. Experiência e alteridade em educação. In: SKLIAR, Carlos; LARROSA, Jorge (Org.). Experiencia y alteridade em educación. Tradução de Maria Carmem Silveira Barbosa e Susana Beatriz Fernandes. Buenos Aires: Homo Sapiens Ediciones, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Série-Estudos permite a reprodução total em outro órgão de publicação mediante a autorização por escrito do editor, desde que seja feita citação da fonte (Série-Estudos) e remetido um exemplar da reprodução. A reprodução parcial, superior a 500 palavras, tabelas e figuras deverá ter permissão formal de seus autores.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.