Complexo de formação de professores: espaço-tempo produtor de políticas de currículo
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v0i0.1491Palavras-chave:
política de formação de professores, política de currículo, currículo de licenciaturasResumo
Este texto tem por objetivo refletir sobre a articulação que vem sendo produzida entre políticas de currículo e políticas de formação docente da educação básica, no âmbito de uma experiência de construção de um novo arranjo institucional, atualmente em curso, nomeada Complexo de Formação de Professores (CFP). Assumindo a postura epistêmica pós-fundacional e em diálogo com a literatura especializada, tanto da área do currículo quanto da de formação de professores, ele busca explorar possibilidades de pensar essa articulação, tal como mobilizada nessa experiência. Sublinha, assim, os entrecruzamentos de fluxos de sentidos particulares de currículo de licenciatura e de docência, os quais essa articulação busca hegemonizar em meio às lutas de significação desses termos, travadas no cenário político-educacional de nosso presente. A análise de documentos produzidos pelo próprio CFP, dos conteúdos veiculados em suas redes sociais, nesse processo, permite destacar potencialidades insurgentes e elementos desafiadores na produção de políticas (inter)institucionais, que podem contribuir para fazer avançar o debate político-educacional das áreas envolvidas.
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