O compromisso social como fazer pedagógico na Educação Superior: um estudo de caso no curso de Serviço Social

Autores

  • Maria Luísa Bissoto UNISAL
  • Maria Isabel Vicente UNISAL

Palavras-chave:

Educação Superior. Conhecimento gerador. Serviço Social.

Resumo

Discute-se uma proposição didática humanista para a Educação Superior, contraposta à lógica mercantil da formação acadêmica, o Projeto Integrador de Pesquisa do curso de Serviço Social. Essa proposição, que vem sendo desenvolvida numa graduação em Serviço Social, caracteriza-se por vincular ensino e investigação socialmente comprometida. Metodologicamente, o referido Projeto é explanado e avaliado no âmbito do Modelo de Zona de Conhecimento Gerador, pretendendo averiguar se essa didática está sendo efetiva na construção de conhecimento capaz de gerar transformação social. Analisam-se as percepções dos estudantes em relação à sua participação nessa proposta, colocando-se também a reflexão sobre qual a missão da Universidade na sociedade contemporânea nesse sentido.

 

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

Bissoto, M. L., & Vicente, M. I. (2015). O compromisso social como fazer pedagógico na Educação Superior: um estudo de caso no curso de Serviço Social. Série-Estudos - Periódico Do Programa De Pós-Graduação Em Educação Da UCDB, (40), p. 255–269. Recuperado de https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/878

Edição

Seção

Artigos