Impactos da quarta revolução industrial na educação profissional e tecnológica: análise do curso de eletroeletrônica do IFSP campus Sorocaba
DOI:
https://doi.org/10.20435/serie-estudos.v30i69.2069Palavras-chave:
quarta revolução industrial, indústria 4.0, educação profissional e tecnológicaResumo
As tecnologias digitais disruptivas destas primeiras décadas do século XXI inegavelmente tornaram-se fatores primordiais no cotidiano das sociedades em nível planetário. Em face da sua relevância na atualidade, em todos os ramos do conhecimento humano, diversas pesquisas recentes destacam a necessidade do entendimento das suas características e consequências nas sociedades e, em especial, na educação. Diante disso, este artigo tem por objetivo apresentar inicialmente as características da Quarta Revolução Industrial, notadamente no que se refere à produção e ao trabalho, para demonstrar seus impactos na educação profissional e tecnológica. A abordagem metodológica escolhida para o desenvolvimento do estudo foi a pesquisa documental da instituição escolar Instituto Federal de São Paulo (IFSP), e o foco da análise está na vinculação e na aplicação dos conceitos da Quarta Revolução Industrial aos documentos e práticas escolares da instituição pesquisada. Com a realização da pesquisa, foram identificados que os documentos pedagógicos que regulamentam o curso de eletromecânica do IFSP campus Sorocaba foram redigidos com a finalidade de preparar os educandos às novas realidades do mundo digital e da Indústria 4.0.
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